O saldo da semana europeia de clubes não foi negativo para as cores nacionais - duas vitórias (de Sporting e Braga), um empate (do FC Porto) e uma derrota (do Benfica) - mas tal não impediu a França de se distanciar ainda mais de Portugal no 5.º lugar por esta ocupado no Ranking de coeficientes de Clubes por País da UEFA.
Isto porque, pela segunda semana consecutiva, nenhum dos seis clubes gauleses ainda em cena na Europa esta temporada perdeu: na Liga dos Campeões, o PSG empatou e o Lille ganhou, na Liga Europa o Marselha e o Mónaco empataram e o Lyon ganhou, e na Liga Conferência o Rennes também ganhou.
Ou seja, se Portugal somou cinco pontos (a dividir por seis, número total de clubes do país que entraram em cena nas provas europeias esta temporada, com Paços de Ferreira e Santa Clara já eliminados), a França obteve nove pontos (também a dividir por seis, com todas as equipas francesas apuradas esta época para a Europa ainda em competição).
Assim, Portugal (que no arranque da fase de grupos chegou, matematicamente, a ocupar a França no 5.º lugar) segue no 6.º posto, agora com um coeficiente acumulado das últimas cinco épocas de 47.049, contra 49.5810 dos gauleses. No 7.º lugar, atrás de Portugal, surgem os Países Baixos, com uns distantes 40.500. Porém, é bom notar que os Países Baixos são quem mais pontos somou até ao momento esta época (10.400).
No topo da tabela, nada de novo: a Inglaterra lidera destacada (94.926 pontos), seguida da Espanha (84.998). Mais abaixo, mas bem longe, surge a Itália no 3.º lugar (69.045 pontos) e a Alemanha no 4.º (66.927).
Benfica perde um lugar e vê Sporting mais perto, Braga a subir
Quanto ao Ranking de coeficientes dos clubes da UEFA, o Benfica, com a derrota de terça-feira frente ao Bayern, viu-se ultrapassado pelo Slavia Praga e ocupa agora o 28.ª lugar, em igualdade com a Lazio. Quem se aproximou das 'águias' foi o Sporting, que apesar do triunfo sobre o Besiktas manteve o 30.º lugar, mas está agora apenas meio ponto atrás do rival citadino.
O FC Porto, no 15.º lugar, continua a ser o melhor clube português nesse ranking, depois do empate no terreno do AC Milan, enquanto mais abaixo o Braga, com o triunfo sobre o Ludogorets, igualou AC Milan, Estrela Vermelha e Copenhaga no 39.º lugar.
Na frente, também há poucas novidades: o Bayern lidera destacado, seguido de Manchester City e Liverpool. A única mexida no 'Top-10' foi a subida do Real Madrid ao 6.º lugar, por troca com o Paris Saint-Germain, que caiu para 7.º.
Comentários