O FC Porto já conhece os adversários que vai defrontar na fase de grupos da Liga dos Campeões. Colocados no Grupo C, os 'dragões' têm pela frente Manchester City, Olympiacos e Marselha, naquele que é o grupo mais português desta edição da Champions. Debrucemo-nos então um pouco sobre as três equipas no caminho dos campeões portugueses.

Manchester City

O Manchester City de Pep Guardiola é, no papel, o adversário que impõe mais respeito aos azuis e brancos. O vice-campeão inglês tem vindo a perder protagonismo em terras de Sua Majestade, depois dos títulos em 2017/18 e 2018/19. Um dos motivos para essa quebra pode explicar-se pelas debilidades no setor defensivo, reconhecidas pelo próprio treinador. A derrota com o Leicester (5-2), pior resultado de sempre de Guardiola nos 'citizens', é exemplo disso mesmo.

Volvidas três jornadas da Premier League, o Manchester City (tem um jogo a menos) ocupa o 13.º posto da tabela classificativa, com três pontos, fruto da vitória por 3-1 em casa do Wolverhampton.

Num plantel recheado de estrelas, destacam-se jogadores como Kevin de Bruyne, Raheem Sterling, Riyad Mahrez, Kun Aguero (ainda lesionado), entre muitos outros. O internacional belga, de resto, foi considerado o melhor médio da última edição da Liga dos Campeões, que terminou nos quartos de final, com uma surpreendente derrota diante do Lyon. (1-3). Será, portanto, um dos (muitos) nomes a ter em atenção.

O plantel conta ainda com os portugueses Bernardo Silva, João Cancelo e Rúben Dias, recentemente contratado ao Benfica por 68 milhões de euros, e ainda Ederson, antigo guarda-redes dos encarnados.

O Manchester City, recorde-se, esteve em risco de não participar nas competições europeias deste ano e do próximo, castigo que tinha sido aplicado pela UEFA em fevereiro por incumprimento do fair-play financeiro, mas que acabou por ser anulado pelo Tribunal Arbitral do Desporto (TAD).

Confronto direto

FC Porto e Manchester City encontraram-se em apenas duas ocasiões, para a Liga Europa (116 avos-de-final), em 2012, com a turma então comandada por Roberto Mancini a levar a melhor sobre os portuenses no cômputo geral das duas mãos - vitória por 2-1 no Dragão e goleada por 4-0 no Etihad. De referir que esta será a primeira vez que Sérgio Conceição e Pep Guardiola se irão defrontar no banco de suplentes.

Tribunal Arbitral do Desporto justifica multa de 10 milhões de euros com
Tribunal Arbitral do Desporto justifica multa de 10 milhões de euros com

Olympiacos

Segue-se o Olympiacos, treinado pelo português Pedro Martins. O campeão grego chegou à fase de grupos da liga milionária depois de eliminar o Omonia no play-off de acesso (triunfo por 2-0 na Grécia e empate 0-0 no Chipre). No ano passado, o conjunto do Pireu ficou em terceiro lugar num grupo que incluía Bayern Munique, Tottenham e Estrela Vermelha, caindo para a Liga Europa, onde foi eliminado pelo Wolverhampton nos oitavos de final.

Sem grandes ‘estrelas’, o conjunto do Pireu conta nas suas fileiras com o guarda-redes José Sá, defesa Rúben Semedo, jogador que tem sido associado ao Benfica, e os médios Cafú e Pêpê Rodrigues, que assim regressam a Portugal. O clube contratou ao Flamengo o veterano Rafinha e conta igualmente com a experiência do francês Valbuena e do marroquino El-Arabi.

De referir que o Olympiacos é o único representante da Grécia na liga milionária, já que o PAOK de Abel Ferreira foi afastado no ‘play-off’ pelo Krasnodar, após eliminar o Benfica.

Confronto direto

FC Porto e Olympiacos já se defrontaram em seis ocasiões, e todas em fase de grupos da Liga dos Campeões. O saldo é de duas vitórias para os 'dragões', três derrotas e um empate. O último duelo aconteceu na temporada 1999/2000.

Sérgio Conceição e Pedro Martins já se defrontaram em 13 ocasiões: nove na I Liga, duas na Taça de Portugal e outras duas na Taça da Liga. O saldo é positivo para o técnico do FC Porto, que venceu Pedro Martins seis vezes, enquanto o do Olympiacos venceu quatro. Há ainda registo de três empates entre ambos. De salientar que os confrontos entre ambos ocorreram quando Conceição orientava Olhanense, Académica, Braga, V. Guimarães e FC Porto. Já Pedro Martins estava ao leme de Marítimo, Rio Ave e Vitória de Guimarães.

Valbuena festeja golo
Valbuena festeja golo Valbuena festeja golo créditos: EPA

Marselha

Por fim, o FC Porto vai ter pela frente o Marselha de André Villas-Boas, uma das equipas mais fortes do Pote 4 mas que está longe de ser uma potência europeia. Será assim o regresso do técnico português ao Dragão, onde treinou em 2010/11, numa época de glória para o clube azul e branco, em que conquistou I Liga, Taça de Portugal, Supertaça e Liga Europa. Ricardo Carvalho, adjunto de Villas-Boas, também irá reencontrar a antiga equipa.

Sobre o duelo com os 'dragões', "clube do coração", Villas-Boas fala numa "mistura de felicidade e tristeza". "Vou voltar à minha cidade e ao meu clube do coração e vai ser difícil para mim pessoalmente, mas estamos entre as equipas de elite, habituadas a ganhar troféus e é um prazer jogar a fase de grupos contra eles e os seus grandes treinadores Sérgio Conceição, Pedro Martins e Pep Guardiola" , escreveu o técnico no Instagram.

Apesar de uma boa estreia na Ligue 1, com um triunfo sobre o PSG por 1-0, o Marselha vem de uma sequência de três resultados negativos no campeonato, com uma derrota (2-0) frente ao Saint-Étienne e empates (1-1) com Lille e Metz. Ocupa neste momento o nono lugar do campeonato, com oito pontos.

O internacional francês Dimitri Payet é a grande ‘estrela’ da equipa campeã europeia de 1992/93, juntamente com o avançado argentino Dario Benedetto.

Confronto direto

Contra o Marselha, o FC Porto apresenta um salto francamente positivo. Nos quatro jogos disputados, todos para a fase de grupos da Champions, a equipa azul e branca venceu três (3-2 fora e 1-0 em casa, em 2003/04, e 2-1 em casa, em 2007/08) e empatou um (1-1 em 2007/08). O último encontro entre as duas equipas foi em 2007/08. Será também o primeiro frente a frente entre Sérgio Conceição e André Villas Boas.

Football Manager 2020 da vida real. Marselha, de Villas-Boas contrata Cientista Desportivo
Football Manager 2020 da vida real. Marselha, de Villas-Boas contrata Cientista Desportivo créditos: SAPO Desporto

A Champions apenas arrancará a 20 de outubro, sendo que tudo se decidirá no espaço de oito semanas: três consecutivas, duas de interregno e mais três de ‘rajada’. As datas são 20 e 21 de outubro (primeira jornada), 27 e 28 de outubro (segunda), 03 e 04 de novembro (terceira), 24 e 25 de novembro (quarta), 01 e 02 de dezembro (quinta) e 08 e 09 de dezembro (sexta e última).