O Barcelona entrou para a história negativa da Liga dos Campeões, ao tornar-se na primeira equipa a ser afastada em jogos a eliminar na prova milionária, depois de vencer na primeira-mão por 3-0.
Os 'culés' bateram os 'reds' no Camp Nou na última quarta-feira por 3-0, com um bis de Messi e outro tento de Luis Suárez e tinham tudo bem encaminhado para marcar presença na final, no Wanda Metropolitano em Madrid.
Barcelona foi eliminado da Liga dos Campeões e as redes sociais não perdoaram
Mas, mesmo sem Firmino e Salah, os homens de Jurge Klopp tinham outras ideias. Empurrados por um público fantástico em Anfield Road, os comandados de Ernesto Valverde foram incapazes de travar a avalanche atacante dos ingleses, que venceram por 4-0, com golos do belga Divok Origi e do holandês Georginio Wijnaldum, ambos com dois tentos. Uma 'queda' estrondosa que deixou o mundo do futebol boquiaberto e abriu mais uma página negra na história do Barcelona em provas da UEFA.
E isto porque não foi a primeira, nem a segunda, nem a terceira vez que os catalãs foram afastados das provas da UEFA de forma tão humilhante.
Desde que Guardiola deixou o Barcelona, o emblema catalão só por uma vez voltou a vencer a Liga dos Campeões. O agora treinador do Manchester City levou Messi e companhia ao título em 2010/2011, com uma vitoria por 3-1 frente ao Manchester United, na final de Wembley. O clube só viria a conquista a prova em 2014/2015 com outro técnico da casa: Luis Enrique guiou o Barcelona ao triunfo na Liga Milionária ao vencer a Juventus por 3-1 no Estádio Olímpico de Berlim.
Entre uma conquista e outra, o Barcelona foi eliminado nas meias-finais pelo Chelsea em 2011/2012 ao perder por 1-0 em Londres, após empate 2-2 em Camp Nou. No ano seguinte, nova eliminação, mais humilhante, ao perder por 7-0 no conjunto das duas mãos (0-4 fora e 0-3 em casa) em frente ao Bayern Munique de Jupp Heynckes, também nas meias-finais. Na época 2013/2014, os 'cules' nem passaram dos quartos-de-final, ao serem afastados pelo Atlético Madrid de Simeone, com empate 1-1 em casa e derrota no Vicente Calderón por 1-0.
Depois da conquista do título com Luis Enrique em 2014/2015, os blaugrana voltaram a ser eliminados pelo Atlético Madrid de Simeone em 2015/2016, perdendo 2-0 fora de casa, depois de terem vencido 2-1 no Camp Nou nos quartos-de-final. Seguiu-se nova eliminação na época seguinte, desta vez às mãos da Juventus, ao serem derrotados em Turim por 3-0, após o 0-0 da primeira-mão.
No ano passado a queda na Liga dos Campeões teve contornos de humilhação frente a uma AS Roma que estava longe de ser uma super-equipa. Os 4-1 em Camp Nou deixavam a formação de Valverde com uma mão nas meias-finais mas os 'culés' saíram do Coliseu humilhados e vergados com uma derrota por 3-0. E como Valverde e companhia não aprenderam a lição, nova humilhante derrota, agora por 4-0 em Anfield Road, depois dos 3-0 da primeira-mão na casa blaugrana.
Os adeptos do Barcelona começam a ficar fartos destas humilhações, pelo que é mais que certo a saída de Valverde no final da época. Venceu a Liga espanhola nestes dois últimos anos mas falhou o objetivo principal: a Liga dos Campeões. A forma como caiu nestas duas ocasiões não deixa margem de manobra para a direção, a não ser o despedimento. Os dirigentes também precisam de reforçar a equipa em sectores-chave com jogadores que se identificam com os valores do clube e um treinador capaz de pegar na filosofia do clube e levar-lhes ao sucesso fora de Espanha.
O Barcelona perdeu todos os jogos fora de casa quando foi eliminado da Liga dos Campeões, desde o seu último título: 2-0 frente ao Atlético Madrid, 3-0 com a Juventus, 3-0 com a AS Rmoa e 4-0 com o Liverpool.
Comentários