Declarações de Rúben Amorim, treinador do Sporting, na antevisão do jogo com o Young Boys, da 1.ª mão do play-off de acesso aos oitavos de final da Liga Europa.

Jogo num relvado sintético: "A estratégia do jogo passa por se adaptarem a jogar neste campo. Este sintético é de uma geração diferente daquela em que tive a lesão. Não penso nisso, os jogadores estão mais preparados. Se não fosse essa lesão se calhar não estava aqui como treinador do Sporting, se calhar foi uma sorte. O relvado não será desculpa para nada."

Jogo é diferente dos outros? "É diferente quando se tem uma pontuação diferente que dá para gerir. O Young Boys é equipa forte, com jogadores rápidos, que pressionou o Manchester City e o Leipzig e temos de estar preparados, de nos adaptar à parte física. Jogámos com Braga, FC Porto, e este será mais físico e corrido."

Coates vai a jogo por ser sintético? "Até olhámos às características dele e isso [n.d.r. jogo no sintético] influencia. O Coates não consegue... eu não quero que ele faça os jogos todos. Atendendo ao relvado, o impacto pode ser diferente com algumas coisas que ele tem. Atendendo ao relvado, como o pisa. E nós não sabendo o que acontecerá aqui, com a sequência de jogos que temos, foi preciso fazer um estudo. Pensamos em vencer os jogos e teremos jogadores capazes para fazer a posição dele."

Preparou o jogo num sintético? "Não tivemos tempo para colocá-los a treinar no sintético. Costumamos viajar à noite, perdemos isso para adaptar os jogadores ao sintético. Fizemos o trabalho tático quase a andar mas penso que o sintético não será desculpa."

Análise ao Young Boys: "É nossa obrigação ganhar às melhores equipas. As pessoas não conhecem bem o Young Boys. Somos sempre favoritos, ainda mais sendo uma equipa que não está no top-5 nas ligas europeias, mas será um jogo disputado. Temos de entrar no máximo. Para os sportinguistas somos favoritos. Eles ganham os jogos quase todos em casa, foi difícil para o Leipzig e Manchester City vencer o Young Boys aqui."

Apoio dos adeptos: "Temos dificuldade em ver quais são os jogos fora e em casa porque os sportinguistas têm comprado os bilhetes para jogos cedo. E na Suíça há muitos portugueses. Queremos deixá-los orgulhosos."

O Young Boys lidera o campeonato com 48 pontos ao cabo de 23 jornadas, tendo empatado a última ronda em casa do Lugano (3-3), contando nos seus quadros com o português Joel Monteiro, habitual titular no conjunto helvético.

O Sporting defronta o Young Boys na quinta-feira, a partir das 17:45 (hora de Lisboa), em jogo da primeira mão do play-off de acesso aos oitavos de final da Liga Europa.