Resumo: Noite de glória para Toni Martínez

O FC Porto venceu os italianos da Lazio por 2-1, em jogo da primeira mão do play-off de acesso aos oitavos de final da Liga Europa, depois de ter caído da fase de grupos da Liga dos Campeões ao ficar em terceiro lugar. No Estádio do Dragão, os dois golos de Toni Martínez deram a vitória à equipa portuguesa, depois de ter estado a perder.

Depois de um primeiro quarto de hora equilibrado, perante 32 mil pessoas no Dragão, foi a Lazio que marcou primeiro. Aos 23 minutos, a jogada começou num pontapé de canto apontado por Luis Alberto, que combinou com Pedro e este meteu no primeiro poste onde Zaccagni só teve de encostar para o primeiro da noite.

Sérgio Conceição é o primeiro treinador a chegar às 100 vitórias no Dragão
Sérgio Conceição é o primeiro treinador a chegar às 100 vitórias no Dragão
Ver artigo

A partir daqui, o FC Porto esteve melhor, mais insistente e sempre mais perto de marcar, até que o conseguiu aos 37 minutos. Toni Martínez, com um excelente cabeceamento após cruzamento de João Mário, colocou a bola longe do alcance de Strakosha e fez o empate.

No segundo tempo só deu FC Porto, que marcou logo nos primeiros três minutos, novamente num lance que envolveu João Mário e Toni Martínez. O avançado espanhol desviou de pé direito e voltou a bater o guarda-redes da formação italiana.

 As melhores imagens da partida

O momento-chave: A 'cabeça-pistola' de Martínez

O golo do empate por parte do FC Porto foi determinante por várias razões. Primeiro porque permitiu aos portistas saírem para o intervalo com igualdade no marcador, logo mais motivados para o segundo tempo. Depois porque foi um grande cabeceamento do avançado espanhol, que ganhou logo mais confiança. E, finalmente, demonstrou o bom entendimento entre Martínez e João Mário.

A figura: Toni Martínez

O espanhol estreou-se a marcar nas competições europeias, depois de ter perdido espaço nas opções de Conceições na sequência da trágica derrota com o Santa Clara, nos Açores, para a Taça da Liga, em outubro passado. O ex-Famalicão regressou à titularidade e fez um dos melhores jogos até ao momento de dragão ao peito.  Com a saída de Díaz, quer queira quer não, Toni terá de ser afirmar como referência no ataque portista, ao lado de Taremi.

As reações

Sarri: "Não quero tirar mérito ao Toni Martínez, mas a bola ia para fora..."

Felipe Anderson: "Está tudo em aberto"

Sérgio Conceição explica mudanças no onze e garante: "Vai ser difícil em Roma"

Toni Martínez teve direito a abraço do presidente "único", João Mário destaca melhorias na 2.ª parte