O quinto encontro entre FC Porto e Lyon, a contar para a primeira mão dos oitavos de final da Liga Europa, está marcado para esta quarta-feira (17h45), no Estádio do Dragão.

Vencedor da prova em 2010/11, o FC Porto reencontra um Lyon de boas memórias. Perante um adversário face ao qual conquistou o primeiro apuramento europeu (1964/65) e que eliminou nos quartos de final da Liga dos Campeões (2003/04,) rumo ao título, a equipa de Sérgio Conceição parte como favorita, pelo passado e também o presente.

Guia de forma

A equipa portuense lidera atualmente a I Liga e estão perto da final da Taça de Portugal, enquanto os franceses do Lyon está ‘afundado’ no nono lugar da Ligue 1, embora ainda na luta por um lugar europeu. A equipa francesa foi campeã pela última vez em 2007/08.

Ainda assim, tanto FC Porto como o Lyon chegam moralizados pelo que fizeram no fim de semana nas provas domésticas. Os dragões venceram em Paços de Ferreira por 4-2 e o Lyon a triunfar em Lorient por 4-1.

Para o encontro do Dragão, o FC Porto só tem um jogador castigado (Wendell), mas seis (Otávio, Vítor Ferreira, Grujic, Mbemba, Galeno e Zaidu) que falham a segunda mão se vierem um amarelo, contra apenas um do Lyon (Boateng).

Histórico de confrontos

Em vésperas de um terceiro duelo conta os franceses, o FC Porto tem boas recordações do clube gaulês. Os ‘dragões’ estrearam-se nas taças europeias em 1956/57, mas só conseguiram uma qualificação oito anos volvidos. À quinta tentativa, o FC Porto conseguiu o primeiro apuramento, precisamente com o Lyon, face ao qual conseguiu também a sua primeira vitória europeia, em partida da primeira mão da primeira eliminatória da Taça das Taças de 1964/65.

O Lyon entrou para a história portista nesse ano e voltou a fazê-lo em 2003/04, ao ser adversário na caminhada dos comandados de José Mourinho rumo à conquista da Liga dos Campeões em 2004.

O FC Porto defrontou, a 23 de março de 2004, o Lyon nos quartos de final dessa época e começou a ‘desenhar’ o apuramento no novíssimo Estádio do Dragão, que se havia estreado na Europa contra o Manchester United. Um golo do médio Deco e outro do central Ricardo Carvalho selaram o triunfo dos portistas.

Os futuros campeões da Europa visitaram Lyon com uma vantagem de dois golos e, a 07 de abril, sentenciaram a eliminatória logo aos seis minutos, com um golo de Maniche. Peguy Luyindula ainda empatou o jogo, mas, quando o Lyon chegou ao segundo, aos 90 minutos, já as contas estavam há muito ‘fechadas’, mais precisamente desde que Maniche bisou aos 47.

O que dizem os treinadores

Na antevisão à partida, Sérgio Conceição falou sobre as fragilidades da equipa francesa e desvalorizou o peso da competição no historial da equipa azul e branca. Já João Mário frisou a importância de a equipa conseguir uma vantagem para o duelo em França.

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.