O Benfica não perde em casa para as competições europeias desde a visita do Barcelona na fase de grupos da Liga dos Campeões da época 2012/2013, e poderá alcançar amanhã, frente ao AZ Alkmaar, o décimo triunfo no Estádio da Luz desde o confronto com a formação catalã.

Após o triunfo sobre o AZ Alkmaar por 1-0 no jogo da primeira mão, a equipa do Benfica colocou-se em vantagem para as meias-finais da Liga Europa e voltou a triunfar em solo holandês 45 anos depois.

A formação de Jorge Jesus venceu os seus últimos cinco jogos em casa frente a adversários holandeses, com todas as vitórias alcançadas desde o início do milénio por margem de dois ou mais golos, e portanto são esperados golos no jogo da segunda-mão dos quartos-de-final.

O AZ não perde fora há seis jogos nas competições europeias esta temporada (três vitórias e três empates), mas tem apenas uma média de um golo nas suas deslocações desde o início da fase de grupos. Antes da primeira mão, o AZ era a única equipa presente nos quartos-de-final oriunda da fase de grupos que ainda não tinha perdido nesta edição do torneio.