O FC Porto empatou, esta quinta-feira, com a Lazio a dois golos, em jogo da segunda mão do play-off de acesso aos oitavos de final da Liga Europa. Com a vitória (2-1) da semana passada, os dragões garantiram um lugar na próxima fase, cujo sorteio é já esta sexta-feira.

A equipa portuguesa até esteve a perder - com a eliminatória empatada - mas os golos de Taremi (g.p.) e Uribe deram a volta ao marcador. Os minutos finais foram de aflição para os portugueses, com o golo de Cataldi em tempo de compensação.

A tarefa não era fácil para o líder da I Liga, face ao sexto colocado da Serie A, mas a equipa de Sérgio Conceição partia como favorito, uma vez que lhe serviam dois resultados (vitória e empate) e nem tinha o problema do golo marcado fora pela Lazio, já que esta temporada o mesmo deixou de contar a dobrar.

Quanto ao onze do FC Porto, destacaram-se as presenças de Vitinha no meio-campo e Bruno Costa a lateral-direito, com João Mário a saltar fora. Sérgio Conceição alinhou com a seguinte equipa: Diogo Costa; Bruno Costa, Mbemba, Pepe e Zaidu; Uribe e Vitinha, Otávio e Pepê; Taremi e Toni Martínez.

As melhores imagens da partida

A Lazio entrou bem na partida, com golo aos 19 minutos. Milinkovic-Savic impediu o passe de Pepe e a bola sobrou para Ciro Immobile, que 'cavalgou' até à área portista e rematou para o fundo da baliza de Diogo Costa. Segundos antes, o avançado italiano já tinha marcado, mas o lance foi anulado por fora de jogo.

O FC Porto passou por momentos de muita desconcentração, mas recompôs-se e chegou ao empate depois de o árbitro ter assinalou grande penalidade favorável à formação lusa. Por volta dos 30 minutos, Mehdi Taremi caiu na área num lance com Milinkovic-Savic e viu o cartão amarelo por simulação, mas depois de alertado pelo VAR, Deniz Aytekin foi ver as imagens, anulou o castigo ao iraniano e apontou castigo máximo para a equipa italiana. Foi o próprio avançado iraniano que converteu com sucesso a grande penalidade. O guarda-redes Strakosha ainda adivinhou o lado mas não conseguiu travar o golo do empate, que dava novamente a vantagem aos portista.

Já no segundo tempo, Matheus Uribe fechou o marcador com um grande golo. Otávio combinou com Taremi, o avançado iraniano 'picou' a bola para o colombiano, que recebeu no peito e rematou à meia-volta.

Em tempo de compensação, o FC Porto passou por momentos de apuro, incluindo o golo de empate dos italianos, por intermédio de Cataldi, aos 94 minutos. O remate de Immobile acertou no poste, Cataldi apareceu para a recarga e atirou para o fundo da baliza portista. Nos instantes finais, a formação da casa tentou de tudo para mudar o resultado desfavorável.

Na sua sexta presença na Liga Europa, o FC Porto repete os oitavos de final da Liga Europa de 2010/11 e 2013/14, sendo que na primeira vez venceu o troféu em Dublin (1-0 ao SC Braga na final) e na segunda ‘caiu’ nos quartos de final, perante o Sevilha.

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.