A Argentina foi hoje, pelos piores motivos, o centro das atenções no Mundial de futebol de sub-20, ao ser eliminada da competição, depois de novo resultado dececionante, com um ‘nulo’ frente à Áustria.

A seleção sul-americana, historicamente uma das principais favoritas e a que mais conquistas tem no Mundial (seis), não conseguiu nesta edição uma única vitória no Grupo B: empatou com o Panamá (2-2) e com a Áustria (0-0) e perdeu com o Gana (2-3).

Hoje, em Wellington, a equipa de Humberto Grondona voltou a mostrar uma fraca imagem de si própria, num jogo em que até dominou do princípio ao fim, mas com uma eficácia nula.

Os argentinos tiveram 79 por cento de posse de bola, contra 21 dos austríacos, e 27 remates à baliza, contra quatro, mas no final ficou tudo igual, com um persistente ‘nulo’ no marcador, um resultado que qualificou a Áustria.

O Gana, que hoje venceu o Panamá (1-0), acabou por se apurar como primeiro do grupo, com sete pontos, a Áustria terminou em segundo, com cinco, a Argentina em terceiro, com dois, e o Panamá em último, com um.

Os dois pontos da Argentina são insuficientes para que a equipa pudesse ser uma das quatro terceiras mais bem classificadas, tendo em conta que a Nova Zelândia tem quatro pontos, e Uruguai, Nigéria e Honduras três e ainda um jogo por disputar.

A eliminação argentina ainda tem maior peso tendo em conta que se tinha qualificado sem quaisquer derrotas e pelo facto de o torneio ter sido no passado uma antecâmara de jogadores como Maradona, Messi, Saviola, Aguero, Aimar ou Di Maria.

A Nova Zelândia, no Grupo A, goleou Mianmar e manteve viva a esperança de uma qualificação, como terceira, enquanto a Ucrânia termina esta fase como vencedora do Grupo A, depois de ter vencido os também qualificados Estados Unidos (3-0).

O triunfo ucraniano teve uma ‘estrela’ em campo, com Kovalenko a apontar os três golos, aos 56 minutos, 74 e 79, enquanto no lado norte-americano Hyndman falhou uma grande penalidade, aos 84.

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.