Portugal já tem lugar reservado nos oitavos de final do Mundial 2022 e, apesar de estar muito perto de garantir o primeiro lugar no Grupo H, depois de duas vitórias em dois jogos, este ainda não está 100 por cento garantido.
Portugal selará esse primeiro posto na terceira jornada se ganhar ou empatar com a Coreia do Sul, independentemente do resultado que se verifique na outra partida da derradeira ronda do Grupo H, entre Uruguai e Gana. E, mesmo perdendo, a Seleção Nacional poderá terminar na frente.
Efetivamente, Portugal só deixará fugir o primeiro posto se perder com a Coreia e o Gana vencer o Uruguai (portugueses e ganeses ficariam, ambos, com seis pontos) e, na conjugação desses dois resultados, os africanos recuperarem os três golos que a 'Equipa das Quinas' tem neste momento à maior na diferença entre golos marcados e sofridos na classificação do grupo: Portugal soma 5 golos marcados e dois sofridos (+3 de diferença), o Gana soma 5 golos marcados e 5 golos sofridos.
Assim, Portugal só perderá o primeiro lugar se, por exemplo, perder por 1-0 com a Coreia e o Gana vencer o Uruguai por pelo menos dois golos de diferença. Isto porque, ao contrário de outras competições, o primeiro critério de desempate é a diferença de golos no grupo e não o confronto direto, como na maior parte das provas.
Os possíveis adversários
Nos oitavos-de-final, o grupo de Portugal irá cruzar-se com o Grupo G (do qual fazem parte Brasil, Sérvia, Camarões e Suíça). Neste momento, o Brasil, já apurado, só deixará fugir o primeiro lugar se perder com Camarões na última jornada e a Suíça vencer à Sérvia e virar a diferença de golos em relação aos brasileiros (uma situação semelhante à de Portugal no Grupo H).
Se Portugal e Brasil vencerem os respetivos grupos, evitam-se e só se poderão mesmo encontrar, depois, na final. Mas, neste momento, matematicamente ainda as quatro seleções do grupo poderão terminar no segundo lugar do grupo. Se Portugal vencer o Grupo H jogará terça-feira pelas 19h00 no Estádio Lusail com o segundo do Grupo G. Se ficar em 2.º jogará segunda-feira pelas 19h00 no Estádio al-Janoub com o primeiro do Grupo G.
As contas dos outros grupos
Há ainda muito por definir nos restantes grupos. A começar pelo Grupo A, onde ainda não há apurados. A terceira e última jornada joga-se esta terça-feira e os Países Baixos garantem o apuramento se não perderem com o já eliminado anfitrião Qatar. E mesmo perdendo apuram-se se o Equador derrotar o Senegal ou se houver empate nesse jogo e não perderem por mais de um golo de diferença.
Quanto ao Equador, apura-se se não perder com o Senegal. E mesmo perdendo poderá eventualmente apurar-se se o Qatar derrotar os Países Baixos. Já o Senegal precisa de ganhar ao Equador ou, em caso de empate, de uma vitória por dois o mais golos de diferença do Qatar sobre os Países Baixos.
No Grupo B, também ainda sem apurados, a líder Inglaterra apura-se se não perder com Gales e em caso de derrota ainda se pode apurar, dependendo da diferença de golos. Já Gales precisa sempre de ganhar e esperar, depois, por ter uma melhor diferença de golos no desempate.
O Irão de Carlos Queiroz garante um lugar nos 'oitavos' se ganhar aos Estados Unidos. Se empatar também se poderá apurar, caso Gales não vença a Inglaterra, mas seria preciso recorrer à diferença de golos. Por fim, os Estados Unidos garantem o apuramento com uma vitória.
Quanto ao Grupo C, liderado pela Polónia, também ainda todos se podem apurar. Aos polacos um empate frente à Argentina chega para garantir a qualificação e em caso de derrota também podem passar, desde que a Arábia Saudita empate com o México e tenha uma diferença de golos superior.
A Argentina de Messi também tem a certeza de se ganhar à Polónia de Lewandowski. O empate também pode chegar (apurando polacos e argentinos) se o Arábia Saudita-México também terminar empatado, ou se o México vencer, mas tiver diferença de golos inferior à rival sul-americana.
A Arábia Saudita garante o apuramento com uma vitória ante os mexicanos. Um empate também pode chegar, mas para tal necessita que a Polónia vença a Argentina, ou que a Argentina vença a Polónia por uma margem confortável. Quanto ao México, só se apura se ganhar e pode até nem chegar. Caso haja empate no Polónia-Argentina tudo seria decidido na diferença de golos em relação à Argentina e caso os argentinos vençam a Polónia seria decidodo pela melhor diferença de golos entre mexicanos e polacos.
No Grupo D a França já está qualificada e terminará em primeiro se não perder com a Tunísia, ou se perder e a Austrália ganhar à Dinamarca e ficar com uma diferença de golos melhor do que a dos gauleses. A Austrália garante uma vaga nos oitaos-de-final se vencer a Dinamarca, ou se empatar e a Tunísia não derrotar a França.
A Dinamarca necessita de ganhar e pode até não chegar se por acaso a Tunísia vencer a França. Aí, será a diferença de golos das duas seleções a resolver. Já a Tunísia só se apura se vencer e a Austrália não derrotar a Dinamarca.
No que toca ao Grupo E, aquele em que a Alemanha se encontra em maus lençóis, a líder Espanha apura-se (e garante o primeiro lugar) se não perder com o Japão. Mesmo perdendo, apura-se se a Costa Rica empatar com a Alemanha, ou se a Alemanha vencer os costa-riquenhos por curta margem.
Ao Japão uma vitória sobre a Espanha garante apuramento. Um empate também pode servir se a partida entre Costa Rica e Alemanha terminar empatada, mas se empatar e a Alemanha vencer será o saldo de golos de japoneses e alemães no grupo a decidir quem fica no segundo posto, atrás dos espanhóis.
Quanto à Costa Rica, apura-se em caso de vitória sobre a Alemanha ou se empatar e a Espanha ganhar ao Japão. Se empatar com a Alemanha e o Japão ganhar à Espanha, então os costa-riquenhos só se apurarão se os espanhóis forem amplamente goleados pelos japoneses.
Por fim, a Alemanha precisa sempre de ganhar para se apurar. Se a Espanha ganhar ao Japão, um triunfo basta aos germânicos. Mas, caso haja empate entre Japão e Espanha, os germânicos terão de apresentar uma diferença de golos superior à dos nipónicos. E se o Japão vencer a Espanha a Alemanha apura-se se ganhar e apresentar uma diferença de golos no grupo superior à espanhola.
Terminamos com o Grupo F. Nele, a Croácia apura-se garantidamente se não perder com a Bélgica. Se perder, pode ainda assim qualificar-se se o Canadá bater Marrocos e tiver uma diferença de golos melhor do que a dos marroquinos.
Já Marrocos garante o apuramento com uma vitória ou empate sobre o já eliminado Canadá. E mesmo perdendo pode apurar-se se a Bélgica ganhar à Croácia e tiver depois uma melhor diferença de golos em relação aos croatas.
A Bélgica, por seu lado, apura-se em caso de triunfo sobre a Croácia. Um empate também pode chegar se o Canadá ganhar a Marrocos, sendo a decisão feita pelo saldo de golos entre belgas e marroquinos.
Comentários