Os defesas Gonçalo Inácio, Cédric e Raphaël Guerreiro e o médio Otávio regressaram hoje aos convocados da seleção portuguesa de futebol para o ‘play-off’ de qualificação para o Mundial2022.

Em relação à lista inicial de 26 jogadores para os encontros de novembro de 2021 com Irlanda e Sérvia, também é novidade Gonçalo Guedes, que foi, então, segunda escolha, tal como José Sá, face às saídas de Anthony Lopes, João Mário e Rafa.

Das primeiras escolhas para os jogos que ‘atiraram’ Portugal para o ‘play-off’, o selecionador português, Fernando Santos, excluiu Nélson Semedo, Rúben Dias e Renato Sanches, por lesão, e Palhinha, João Mário e Rafa, por opção.

Dos 25 eleitos para o ‘play-off’, João Cancelo é o único que não pode defrontar a Turquia, em 24 de março, no Dragão, devido a castigo, sendo que, caso Portugal se qualifique, pode jogar com Itália ou Macedónia do Norte, no mesmo local, cinco dias depois.

Entre as novidades, Cédric, lateral do Arsenal e campeão da Europa em 2016, volta mais de um ano depois da última chamada, em março de 2021, enquanto Gonçalo Inácio tinha sido convocado para os jogos de setembro de 2021, mas foi dispensado por lesão.

Por seu lado, Raphaël Guerreiro e Otávio jogaram pela última vez nos jogos de setembro de 2021 – o jogador do Borussia Dortmund ainda foi chamado para os de outubro, mas acabou excluído devido a lesão.

Em relação aos jogadores ‘riscados’ por opção de Fernando Santos, Palhinha, do Sporting, recuperou recentemente de lesão e João Mário deixou de ser titular do Benfica, ao contrário de Rafa, presença habitual no ‘onze’ dos ‘encarnados’.

O selecionador luso também não optou por Ricardo Pereira (Leicester), Domingos Duarte (Granada), Pedro Gonçalves (Sporting) e Trincão (Wolverhampton), que já tinham estado em convocatórias em 2021/22.

Portugal inicia o ‘play-off’ frente à Turquia em 24 de março, às 19:45, no Estádio do Dragão, no Porto, e, caso vença, vai disputar a final do caminho C do ‘play-off’ de qualificação para o Mundial2022, no mesmo local, cinco dias depois, no dia 29, frente ao vencedor do embate entre Itália e Macedónia do Norte.

Portugal precisa de vencer os dois encontros para chegar à fase final do Mundial2022, sendo que, se isso não acontecer, falhará a primeira grande competição no século XXI, depois de 11 presenças consecutivas, desde 2000 – a última ausência aconteceu no campeonato do mundo de 1998, disputado em França.

Convocados de Portugal

- Guarda-redes: Rui Patrício (Roma, Ita), Diogo Costa (FC Porto) e Anthony Lopes (Lyon, Fra).

- Defesas: Cédric (Arsenal, Ing), Diogo Dalot (Manchester United, Ing), João Cancelo (Manchester City, Ing), José Fonte (Lille, Fra), Pepe (FC Porto), Gonçalo Inácio (Sporting), Raphaël Guerreiro (Borussia Dortmund, Ale) e Nuno Mendes (Paris Saint-Germain, Fra).

- Médios: Danilo Pereira (Paris Saint-Germain, Fra), Rúben Neves (Wolverhampton, Ing), Bruno Fernandes (Manchester United, Ing), João Moutinho (Wolverhampton, Ing), Matheus Nunes (Sporting), William Carvalho (Betis, Esp), Otávio (FC Porto) e Bernardo Silva (Manchester City, Ing).

-  Avançados: André Silva (Leipzig, Ale), Diogo Jota (Liverpool, Ing), Cristiano Ronaldo (Manchester United, Ing), João Félix (Atlético Madrid, Esp), Rafael Leão (AC Milan, Ita) e Gonçalo Guedes (Valência, Esp).

Portugal inicia o ‘play-off’ frente à Turquia na próxima sexta-feira, dia 24, às 19:45, e, caso vença, vai disputar a final do caminho C do ‘play-off’ de qualificação para o Mundial2022, também no Estádio do Dragão, no Porto, cinco dias depois, no dia 29, frente ao vencedor do embate entre Itália e Macedónia do Norte.

Portugal precisa de vencer os dois encontros para chegar à fase final do Mundial2022, sendo que, se isso não acontecer, falhará a primeira grande competição no século XXI, depois de 11 presenças consecutivas, desde 2000 – a última ausência aconteceu no campeonato do mundo de 1998, disputado em França.

*Artigo atualizado