Num Campeonato do Mundo em que 32 equipas lutam pelo triunfo, as tecnologias têm nesta competição um peso nunca antes visto, seja através de emissões 4k, chips NFCs que seguem a bola ou os sistemas VAR, entre outros.
Pode-se-à avançar com um vencedor para este mundial através das novas tecnologias? A pergunta, embora arriscada, não é descabida. “Num mundo desportivo competitivo, onde os pequenos detalhes separam a vitória da derrota, o Sports Analytics ganha força como um factor diferenciador, dando possibilidade de quotas de sucesso inimagináveis às equipas que saibam tirar dele partido”, diz Nacho Álvaro Fariñas, Head of Data Technologies & Analytics na Minsait, a unidade de transformação digital da Indra.
Embora oa análise de dados não seja algo de novo, os avanços dos últimos anos fizeram com que a tecnologia seja atualmente determinante no futebol.
Inclusivamente a utilização das tecnologias de forma mais eficaz poderá fazer a diferença quando o nível dos planteis das equipas de futebol é semelhante, como foi o caso do Leicester em 2015/2016. Como uma equipa modesta foi campeã depois de utilizar análise de dados para prevenir lesões e conseguiu ser a equipa com menos lesões na competição.
“As competições desportivas medem-se por detalhes imperceptíveis e controlá-los pode ser decisivo” refere a Indra, empresa líder em Tecnologias de Informação em Espanha e na América Latina.
Aspectos como a optimização do rendimento nos desportistas, a prevenção de lesões, a fidelização de adepto são hoje determinantes para o sucesso desportivo. "As competições desportivas medem-se por detalhes imperceptíveis e controlá-los pode ser decisivo", refere a Indra. Os especialistas acreditam que a análise de dados vai ganhar cada vez mais influência dentro da gestão desportiva e a sua relevância será essencial para otimizar os resultados, convertendo-se em algo habitual e básico para a tomada de decisões dentro dos clubes e equipas: "graças à tecnologia cloud e às comunidades open, já não se requer um grande investimento. O importante é ter os dados".
A unidade de transformação digital da Indra estima que durante um jogo de futebol podem ser gerados mais de 8,5 milhões de dados que podem ser recompilados com aplicações já existentes e que ajudam a um controlo detalhado do rendimento, a melhorar o resultado nas competições ou à captação e retenção de talento. A análise destas e de outras variáveis proporcionam fiabilidade e padrões que à primeira vista não se podiam observar, tanto para a estratégia de jogo, como para as próprias contratações, com dados objetivos que permitem avaliar os desportistas em função dos benefícios que possam proporcionar à equipa, convertendo-se deste modo num elemento informativo que os clubes não podem deixar passar ao lado.
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