Muitas das atenções vão estar desde logo viradas para Inglaterra e para a Premier League, no sábado, com mais uma 'edição' do duelo Guardiola-Mourinho. Aqueles que são, talvez, os dois treinadores mais reputados da atualidade vão estar, uma vez mais, frente a frente, com o Manchester City, líder destacado da tabela classificativa, a receber o Tottenham, atual 8.º classificado, a partir das 17h30.

Será o 163º jogo oficial da história entre os dois clubes e o equilíbrio é evidente: 63 vitórias para cada lado e 36 empates. O City, contudo, não venceu nenhum dos últimos três embates entre os dois emblemas, nos quais se registaram duas vitórias do Tottenham e um empate. Curiosamente, esses três jogos correspondem aos três disputados entre as duas equipas desde a chegada de Mourinho ao leme dos 'spurs', ou seja, como treinador do conjunto londrino Mourinho ainda não perdeu com City.

Porém, o histórico global dos embates entre os dois emblemas sorri claramente ao conjunto de Manchester nos jogos disputados com os 'cityzens' como anfitriões: 43 vitórias e apenas 23 derrotas em 84 jogos, sendo que o Tottenham não ganha no terreno do City desde 2016.

Um olhar para o momento de forma das duas equipas também confere favoritismo aos de Manchester. O City vem de nada mais, nada menos do que 14 vitórias seguidas no conjunto de todas as competições, dez delas para a Premier League, e não perde desde novembro, quando foi derrotado...pelo Tottenham. Ou seja, os 'spurs' foram mesmo a última equipa a derrotar os 'cityzens'. Será que vão repetir a proeza, numa altura em que atravessam um momento menos bom da temporada, com apenas uma vitória e três derrotas nos últimos quatro jogos?

Lugar de Mourinho no Tottenham não está em perigo

José Mourinho tem a confiança dos responsáveis do Tottenham, apesar dos recentes resultados negativos do Tottenham. A garantia é dada pelo jornal britânico Mirror.

Com uma vitória e quatro derrotas nos últimos cinco jogos, o conjunto londrino viu-se também, a meio da semana, afastado da Taça de Inglaterra ao perder em casa, por 5-4, frente ao Everton, após prolongamento.

Mourinho não tem dúvidas: "No final da época estaremos onde merecemos estar"
Mourinho não tem dúvidas: "No final da época estaremos onde merecemos estar"
Ver artigo

De acordo com o 'Mirror', os adeptos do Tottenham não estarão satisfeitos com o estilo de futebol e o facto de não haver público nos estádios estará a ser benéfico para Mourinho nesse aspeto, acrescentando contudo que a Direção do clube mantém a confiança no treinador português, apesar da natural preocupação face à recente série de resultados, depois de há alguns meses o clube ter ocupado até o primeiro lugar da Premier League.

Os dirigentes dos 'Spurs' continuam, segundo aquela publicação, a acreditar que Mourinho é o homem certo para levar o Tottenham de volta à conquista de troféus. O contrato do treinador português com a formação londrina é válido até junho de 2023.

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.