O treinador mexicano Javier Aguirre vai assumir o comando técnico do Espanyol até ao final da temporada, substituindo Mauricio Pochettino, na sequência dos maus resultados da equipa, última classificada da Liga Espanhola de futebol.

Segundo o clube catalão, Aguirre ainda não assinou, mas está tudo pronto para que o faça, e a proposta é até ao final desta época, com a possibilidade do mexicano incluir o seu treinador adjunto, Alfredo Tena, e o preparador físico Juan Iribarren.

Javier Aguirre irá reencontrar na equipa do Espanyol o futebolista português Simão Sabrosa, com quem se cruzou nas épocas de 2007/08 e 2008/09, quando ambos se encontravam no Atlético Madrid.

No conjunto catalão alinha um outro português, o avançado Rui Fonte, jogador formado no Sporting e que se encontra há três épocas na equipa espanhola.

O treinador mexicano deverá ser formalmente apresentado na quinta-feira, no Estádio Cornellá-El Prat, antes de orientar o primeiro treino na Cidade Desportiva de Sant Adriá.

Hoje, na Taça do Rei, frente ao Sevilha, o comando do Espanyol deverá estar a cargo de Raul Longhi, treinador do clube satélite, num jogo em que os catalães precisam de recuperar de uma desvantagem de 3-1 trazida da primeira mão.