A UEFA voltou a ser alvo de Jurgen Klopp. O técnico alemão concedeu uma entrevista à revista Kicker, onde deixou críticas directas e indirectas ao organismo que rege o futebol europeu. O germânico apontou para a elevada carga de competitiva dos jogadores devido às provas internacionais e à criação de novas competições europeias como a 'Conference League'.

O treinador do Liverpool não foi de meias palavras e disse mesmo que a UEFA não pensa nos jogadores e está a prejudicar o futebol.

"Agora, estamos a aumentar o Campeonato do Mundo, para que outras seleções possam participar. E também estamos a aumentar o Campeonato da Europa. É fantástico! Em todos os desportos, o requerimento básico é o treino. Mas não temos tempo para treinar, porque estamos sempre a jogar", afirmou Klopp.

O germânico visou também o Presidente da UEFA, o esloveno Aleksander Ceferin, usando alguma ironia para criticar o chefe máximo do organismo.

"Estou bem ciente que estou a fazer uma vida extraordinariamente boa com toda esta história. Eu tenho tempo suficiente de férias. Os jogadores, não. A certa altura, temos de mudar isso (...). Quando falo, Aleksander Ceferin aparece e faz uma declaração polémica em como outras pessoas têm de trabalhar muito mais. Eu sei, o senhor Ceferin não tem de dizer-me isso", disse o alemão.

O treinador germânico defende a presença dos melhores jogadores em campo, mas não ao ritmo actual; Klopp afirma ainda que este ritmo pode trazer graves consequências para os jogadores.

"O futebol só é positivo quando os melhores estão em campo. Mas os melhores não deveriam ter de estar em campo a cada três dias, porque o corpo que Deus nos deu não funciona, mesmo com todas as medidas de ciência de treino que estamos a adotar. Isto só pode seguir um caminho, e é contra a parede", rematou.

As críticas de Jurgen Klopp à carga competitiva actual não são novas e, para além disso, o germânico não está sozinho na sua demanda. Também Pep Guardiola já mostrou a sua insatisfação com o número de partidas a que os jogadores estão sujeitos.

Este será certamente um tema a debater no próximo encontro de treinadores que disputam a Champions League, a realizar em breve.

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.