Erik Tem Hag foi instado a responder, esta quinta-feira, a algumas declarações de Cristiano Ronaldo sobre si e sobre a vida do Manchester United. Na conferência de imprensa de antevisão do jogo com o Southampton para a Premier League, o técnico desvalorizou as palavras do antigo jogador dos Red Devils, que falou com Rio Ferdinand no podcast 'Rio Ferdinand Presents'.

"Como te disse, na minha opinião o Manchester United precisa de reconstruir tudo. Dizem que não podem competir na Liga dos Campeões. Como treinador do Manchester United não podes dizer que não vais lutar para ganhar a Liga dos Campeões. Mesmo que não tenhas potencial, não podes dizer isso. Tens de dizer 'vamos tentar', tens de tentar", disse Ronaldo ao seu antigo colega de equipa.

Ora o treinador do Manchester United começou por esclarecer o que tinha dito.

"Disse que o Manchester United não pode ganhar a Premier League. Se leres bem o artigo, foi o que eu disse. [Cristiano Ronaldo] está longe, na Arábia Saudita, muito longe de Manchester. Toda a gente pode ter a sua opinião. Ok, não me afeta nada. Sei do caminho, onde estamos, de onde viemos e para onde vamos", disse o técnico neerlandês.

Na mesma entrevista a Rio Ferdinand, Cristiano Ronaldo também tinha deixado algumas sugestões ao atual treinador do Manchester United.

"Se o Ten Hag ouvir o Ruud [Van Nistelrooy], talvez beneficie com isso, porque ele conhece o clube e o clube devia ouvir os tipos que por lá passaram. Tu [Rio Ferdinand], ou o Roy Keane, ou o Paul Scholes, ou o Gary Neville, seja quem for, até Sir Alex Ferguson. Não se pode reconstruir um clube sem conhecimento, não com tipos que trabalham num escritório. Eles [os ex-jogadores] entendem. As pessoas que entendem o futebol são em 99 por cento dos casos as que estiveram no balneário. Sabem como lidar com os jogadores, são pessoas que entendem estas coisas. Por isso, acredito que o Ruud vai ajudar porque ele esteve lá dentro. Ele conhece o clube, conhece os adeptos. Se o treinador o ouvir, penso que podem melhorar um bocadinho", argumentou.

Ten Hag também não deixou estas palavras passarem sem resposta.

"Veremos onde estaremos em maio. Estamos numa fase inicial da época, mas o que importa é vencer troféus, estar o mais acima possível na tabela, fazer os possíveis para vencer todos os jogos. Claro, quando olhamos para os resultados, ninguém está satisfeito, mas os jogadores têm uma ideia clara do processo. Estamos numa boa posição, mas teremos de melhorar e dar um passo em frente", disse Ten Hag, antes de finalizar.

"Estamos num período de transição, temos de integrar muitos jovens jogadores na equipa, temos de recuperar os lesionados. Antes que pensem que são desculpas, temos de ganhar todos os jogos, sei disso, a equipa também o sabe. Estamos concentrados num jogo de cada vez, temos a mentalidade necessária para vencer".

Cristiano Ronaldo fez 145 golos nos 326 jogos que realizou com a camisola do Manchester United.