O treinador Louis van Gaal congratulou-se hoje por treinar “um dos maiores clubes do Mundo” e revelou que o seu primeiro desafio é devolver o Manchester United às três melhores equipas da Liga inglesa de futebol.

“É o maior clube pelo bem que é conhecido no Mundo. Em desporto, nunca se é o melhor clube, porque todas as épocas tens de o provar e na última época o Manchester foi sétimo”, disse o holandês, na primeira conferência de imprensa em Old Trafford.

Dias após deixar a liderança da seleção da Holanda, que levou ao terceiro lugar do Mundial do Brasil, garante que não precisa de férias: “Quando há um desafio destes, nunca o desperdiço. Isto são férias para mim. Gosto da forma como posso trabalhar”.

Van Gaal escusou-se a prometer conquistas concretas, apenas garantiu que vai “dar o melhor” para devolver o clube aos títulos. “Tenho de trabalhar, preparar a equipa, adaptar-me a este grande clube. Não vai ser fácil, mas darei o meu melhor e, quando olham para a minha carreira, podem ver o que ganhei. É tudo o que posso dizer. O futuro dirá se posso repetir os êxitos”, disse.

Conhecido pelo seu temperamento e rigor, o holandês assumiu-se como “um democrata, mas com personalidade forte”, recordando que Alex Ferguson era igual e “não parou de ganhar títulos” no Manchester United.

“Os proprietários e direção têm grande confiança em mim. Expliquei a minha maneira de ver as coisas e eles gostaram. Há um monte de expetativas, mas é também um grande desafio”, reconheceu. Van Gaal admite que “não vai ser fácil”, mas recordou os teus títulos em Espanha, Holanda e Alemanha, lembrando que trabalhou em clubes como Barcelona, Ajax e Bayern de Munique.

A equipa parte na sexta-feira para os Estados Unidos para o estágio de preparação da época que, pela primeira vez desde 1989, não conta com os “red devils” nas competições Europeias, depois do sétimo lugar em 2013/14.

Após 27 anos de “Sir” Alex Ferguson no comando técnico, o também escocês David Moyes pegou na equipa na temporada passada, mas o antigo treinador do Everton não vingou e foi substituído, interinamente, pelo futebolista Ryan Giggs.