O FC Porto igualou ontem o Sporting no primeiro lugar da I Liga portuguesa de futebol, ao vencer na visita a Braga, por 1-0, com um golo do mexicano Jesús Corona.
Os Dragões asseguraram o triunfo logo aos sete minutos, somando os mesmos 12 pontos do Sporting, que detém o primeiro lugar, por ter mais um golo marcado.
Sporting e FC Porto terminam a ronda com dois pontos de vantagem sobre Benfica e Rio Ave, que empataram 1-1 no sábado, enquanto o Sporting de Braga segue no sétimo lugar, com seis pontos.
Ricardo Pereira voltou ao onze inicial
Para este desafio, o treinador Sérgio Conceição optou por Ricardo Pereira para o corredor da defesa portista, depois de o português ter faltado o jogo com o Moreirense por indisposição. Na jornada anterior, foi Maxi Pereira que tomou o lugar de Ricardo.
A equipa minhota chegava a este desafio depois de ter alcançado a fase de grupos da Liga Europa. O treinador Abel Ferreira promoveu seis entradas face ao jogo com os islandeses no play-off: Goiano, Rosic, Sequeira, Fransérgio, Fábio Martins e Hassan.
Com apenas um golo se fez a festa no Minho
O único golo marcado na cidade minhota teve a autoria de Jesús Corona. Logo aos sete minutos, Brahimi tentou furar na área, a bola sobrou para o mexicano, que tirou Sequeira do caminho e rematou fora do alcance de Matheus, inaugurando o marcador.
Os azuis e brancos estiveram muito perto de aumentar a vantagem no segundo tempo, depois de Alex Telles ter rematado cruzado de fora da área, com Matheus a conseguir desviar para o poste, em mais uma grande defesa do guardião bracarense.
O engenho de Sérgio Conceição e a baliza imaculada de Iker Casillas
No segundo tempo, o treinador do FC Porto mostrou que sabe ler bem o jogo, tendo encontrado a fórmula para anular os pontos mais fortes do adversário. Sérgio Conceição tirou de campo Corona - que já não estava a render o que era suposto, mesmo tendo marcado o golo da vitória - para dar mais segurança e posse de bola no meio-campo com a entrada de Otávio. O treinador passou de 4x1x3x2 para um simples 4x3x3. Isso fez com que Marega e Brahimi pudessem ficar mais concentrados nas alas, dando ‘descanso’ aos laterais, que ficavam mais concentrados nas tarefas defensivas e não tanto nos processos ofensivos.
Nota ainda para o melhor arranque de época de sempre de Casillas, que está imbatível há 360 minutos. Na conferência de imprensa de rescaldo, o técnico dos azuis e brancos fez questão de realçar o feito do espanhol, sem esquecer que "à frente dele estão mais dez homens".
O melhor arranque desde 2013/14
Sérgio Conceição somou a quarta vitória nas quatro primeiras rondas da I Liga, algo que não acontecia desde a época 2013/14, com Paulo Fonseca no comando.
Comentários