"Ganhámos os três jogos, mas estou sempre stressado". Estas afirmações de Rúben Amorim traduzem bem o que foram os três primeiros jogos do campeonato. O Sporting ganha, mas sofregamente. Mais importante será, como é óbvio, somar os três pontos, e os verdes e brancos já levam nove pontos.

Frente ao Famalicão voltou a não ter vida fácil. Faltou eficácia tantas que foram as oportunidades criadas, mas a equipa esteve mais segura a nível defensivo em relação às partidas anteriores. Faltou, no entanto, sobretudo na primeira parte ligação no ataque, e calma na finalização, para o passe ou remate final.

Veja o resumo da partida

O jogo foi de domínio vertiginoso dos leões, mas que não se traduziu em golos. Para esta partida, Amorim mudou apenas uma pedra com a entrada de Hjulmand e com Marcus Edwards a ir para o banco de suplentes. Pedro Gonçalves juntou-se a Paulinho e a Gyokeres no ataque.

Na primeira parte a barreira defensiva famalicense dificultou em muito a tarefa dos leões que tiveram muita dificuldade em penetrar a linha defensiva do Famalicão. A melhor oportunidade do primeiro período teve Paulinho como protagonista, com o avançado a desviar e o guardião dos visitantes a defender de uma forma quase milagrosa.

No segundo tempo, os leões entraram com vontade de desbloquear rapidamente o marcador. Pedro Gonçalves acertou na barra, na marcação de um livre. Aos 52´ surgiu mesmo o único golo da partida. Livre de Nuno Santos, desvio de Coates de cabeça para a finalização de Paulinho.

Os leões não conseguiram marcar mais golos, mas anularam as tentativas do Famalicão em ameaçar a baliza à guarda de Adán que foi um espectador ao longo do encontro.

Momento

O golo de Paulinho logo na fase inicial da segunda parte. Colocou os leões em vantagem e evitou que o nervoso miudinho pudesse crescer entre as hostes leoninas. Desta forma, a equipa de Rúben Amorim pôde controlar melhor a partida.

Melhores

Paulinho

Quatro golos em três jogos, melhor arranque seria difícil para o avançado. Voltou a resolver na noite de Alvalade, depois de uma primeira parte em que a equipa esteve pouco inspirada no capítulo da finalização. Com o tento apontado, Paulinho sobe à liderança dos melhores marcadores do campeonato.

Gyokeres

Muito móvel o avançado sueco, a conseguir ganhar espaços, sem no entanto ter sido feliz na finalização. Falhou na definição, exemplo disse foi um lance na primeira parte em que podia ter servido de bandeja Paulinho, mas em que falhou completamente o passe.

Hjulmand

Boa entrada no onze do médio contratado ao Lecce. Primeira parte mais discreta, mas sempre a pensar de forma vertical tentando passes de rutura para servir os colegas. Tentou usar o físico para ganhar faltas importantes, e pediu muito a bola aos companheiros de equipa.

Luiz Júnior

O melhor jogador em campo do Famalicão, com cinco defesas importantes, evitou que o resultado se avolumasse e foi mantendo a sua equipa em jogo.

Reações

Rúben Amorim ainda espera mais de Hjulmand e Paulinho pisca o olho à Seleção

João Pedro Sousa fala em vitória justa do Sporting e Otávio queixa-se de lance para expulsão