Liderança da I Liga, a par do Sporting e pressão sobre o Benfica. O FC Porto saiu do Estádio João Cardoso com os três pontos, com Mehdi Taremi em plano de destaque. O iraniano fez os três golos dos azuis e brancos nesta 9.ª ronda da I Liga, num encontro onde mostrou faro de golo, ao contrário do seu último jogo na Champions frente ao Marítimo.

Veja o resumo do Tondela-FC Porto!

Taremi fez o segundo hat-trick desde que está em Portugal, o quarto da carreira e o primeiro com a camisola do FC Porto. Agora é o líder dos melhores marcadores.

Tal como frente ao Paços de Ferreira na ronda passada, o FC Porto entrou a perder mas deu a volta ao marcador. A expulsão de Undabarrena logo aos 28 minutos deixou fragilizada a equipa beirã.

Veja as principais imagens do jogo!

O jogo: Depois da tempestade, a bonança para Mehdi

Taremi tinha estado em destaque na vitória do FC Porto diante do AC Milan, para a Liga dos Campeões, pelos piores motivos. O iraniano desperdiçou muitas oportunidades à frente da baliza, pediu desculpas no final mas nem por isso deixou de merecer a confiança de Sérgio Conceição. Aliás parte conferência de imprensa do treinador do FC Porto, na antevisão do jogo com o Tondela, foi passada a defender o seu pupilo, ainda na sequência da sua expulsão diante do Paços de Ferreira na ronda passada, num lance onde o árbitro Manuel Mota entendeu que simulou um penálti.

Se na Champions andou com a mira desafinada, no regresso da I Liga Taremi mostrou-se particularmente inspirado. Tentou marcar de todas as formas e feitios e conseguiu faze-lo por três vezes.

Mas primeiro, o jogo. O FC Porto sabia que teria dificuldades frente a um Tondela que vinha de três vitórias seguidas, duas delas no campeonato, onde era o quarto melhor ataque, apenas atrás dos Dragões, do Benfica e do Sporting. É uma equipa com golo e Neto Borges tratou de confirmar isso logo no primeiro remate do jogo, respondendo com eficácia a um livre lateral de Salvador Agra.

A reação tardou em chegar mas passava sempre pelos pés de Taremi. Era o iraniano que recuava para ligar o jogo, num FC Porto com Otávio e Luis Diaz muitas vezes por dentro, com Zaidu e João Mário na largura (o jovem lateral trocava de posições com Otávio nalguns momentos, estando ele por dentro e o extremo/organizador aberto/médio direito na largura).

Aos 10 minutos cabeceou para fora um centro de João Mário; aos 20 aproveitou uma bela combinação entre Otávio e João Mário pela direita para encostar para o empate, num lance onde Evanilson também teve contribuição.

A astúcia do iraniano permitiu-lhe aproveitar a pressão do FC Porto na saída de bola do Tondela para 'arrancar' o vermelho a Undabarrena, aos 28 minutos. Foi nesse lance que se viu que o iraniano até livres bate, embora o seu remate tenha acabado nas mãos de Trigueira.

Ir ao intervalo em desvantagem era o que o Tondela não queria mas Taremi tratou descansar Sérgio Conceição com o seu segundo tento no jogo, num lance onde ficou patente o seu faro de golo: muito rápido a reagir a defesa incompleta de Trigueira.

Terminou a sua noite mágica com o 3-1, descansando o FC Porto, aos 79 minutos: receção com um pé e remate com o outro, numa finalização à ponta de lança que o coloca na liderança dos melhores marcadores da Primeira Liga, com sete golos.

Com o hat-trick, Mehdi Taremi passou ser o jogador do FC Porto com mais golos marcados ao Tondela (6), a equipa que mais golos sofreu na carreira do iraniano (6), de acordo com dados do Playmakerstats. Este é o primeiro hat-trick da época na I Liga, o primeiro também do FC Porto desde Zé Luís (agosto de 2019, frente ao Vitória de Setúbal).

Momento do jogo: Eduardo Quaresma 'queima' Undabarrena

Aos 28 minutos, um pau passe de Eduardo Quaresma obrigou o médio Undabarrena a esticar a perna para tentar cortar a bola. Acertou em Taremi que ia ficar isolado. Fábio Veríssimo mostrou-lhe vermelho direto, deixando o Tondela a jogar com menos um.

Polémicas: Fábio Veríssimo com muito trabalho

A equipa liderada pelo árbitro Fábio Veríssimo teve muito trabalho. Começo logo aos 24 minutos num corte arriçado de Zaidu, a desarmar Jhon Murillo dentro da área portista. O Tondela pediu penálti, o árbitro disse que o lance foi sem falta. Na expulsão de Undabarrena, o juiz não hesitou em mostrar vermelho ao jogador do Tondela após travar Taremi. No segundo tempo, os beirões pediram o mesmo para Pepe, num lance com Dadashov, mas Fábio Veríssimo entendeu que era lance para amarelo. O FC Porto pediu penálti após mão de Neto Borges aos 49 na área beirã, num cruzamento de Luis Diaz, mas o árbitro mandou seguir.

Os Melhores: Taremi inspirado, Neto Borges contra a maré

Taremi, pelos três golos mas também pelo que dá à equipa do FC Porto, foi o melhor em campo. O iraniano é um 9 que liga quase todo o ataque dos Dragões: aproveita a presença de Evanilson, a fixar os centrais, para recuar e pegar no jogo, assistindo, tabelando e aparecendo na hora certa para marcar. Está num bom momento e já é o melhor marcador do campeonato.

Neto Borges é uma das revelações do Tondela esta época e mostrou isso mesmo na noite de sábado. O lateral esquerdo fez o tento da equipa beirã mas esteve muito ativo, principalmente no ataque, com arrancadas pelo seu flanco onde deu, a par de Jhon Murillo, muito trabalho a Zaidu e Luis Diaz.

Em dia 'Não': Eduardo Quaresma e as dores de crescimento

Eduardo Quaresma é um dos centrais mais promissores do futebol português e, para evoluir, o Sporting resolveu cede-lo ao Tondela, num contexto onde pode crescer e muito. Mas o internacional sub-21 teve uma noite difícil: falhou no passe no vermelho a Undabarrena: tinha falhado momentos antes numa bola que deixou passar para Luis Diaz e que Sagnan teve de cortar para evitar golo do colombiano; no 1-1 podia estar mais perto de Evanilson; no lance do 2-1 está, a par de Salvador Agra, completamente desalinhado com a defensiva beirã e a colocar os jogadores do FC Porto em jogo.

Reações:

Pako Ayestarán desiludido com o resultado, Neto Borges considera que a equipa cometeu demasiados erros

"Marcaram 23 faltas ao FC Porto, acho estranho". Conceição com reparos à arbitragem, Taremi "feliz" pelo hat-trick

Veja o resumo do Tondela-FC Porto!

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.