É o jogo que faz parar Portugal. O clássico dos clássicos entre Benfica e FC Porto joga-se esta sexta-feira na Luz, em embate da 7.ª jornada da Primeira Liga. Os encarnados procuram o primeiro triunfo na Luz diante do eterno rival, desde 2018, perante uns dragões habituados a ganhar em casa do rival
Os dois clubes, que já se defrontaram esta época na Supertaça Cândido de Oliveira (triunfo do Benfica por 2-0), chegam à sétima jornada separados por um ponto, com o FC Porto a dividir a liderança do campeonato com Sporting, ambos com 16, e a equipa de Roger Schmidt, atual campeã nacional, a aparecer no terceiro posto, com 15.
Em caso de novo desaire, é certo que o Benfica fecha a ronda a quatro pontos da equipa de Sérgio Conceição e da liderança da competição, enquanto um triunfo pode deixar a formação de Roger Schmidt no topo, mas, para isso, o Sporting tem de ‘tropeçar’ no sábado no Algarve frente ao Farense.
O clube lisboeta não vence o FC Porto em casa, para a I Liga, desde outubro de 2018 (1-0 sob o comando de Rui Vitória) e somou um empate e três derrotas nas últimas quatro vezes que recebeu os ‘dragões’.
Recentemente, o palco da Luz tem sido um dos favoritos para Conceição e companhia na I Liga, com vitórias por 2-1, em 2022/23, que na altura recolocou os dragões na altura pelo título, embora sem sucesso final, e 1-0, em 2021/22, este sim importante para a conquista da competição.
Como técnico do FC Porto, Sérgio Conceição só por uma vez perdeu na casa do Benfica, precisamente no tal jogo de outubro de 2018, a contar para a temporada 2018/19, numa época em que os 'encarnados' acabariam por chegar ao título.
Dúvidas nas duas equipas
Bah e Florentino estão ambos em dúvida devido a problemas físicos, mas a maior interrogação aparece em terrenos mais adiantados, com Di Maria a dever regressar ao onze inicial para o lugar de Neres, apesar da boa exibição do brasileiro frente ao Portimonense (3-1) na última jornada.
O regresso de Jurasek na esquerda vai criar problemas a Schmidt, já que alguém terá de cair do onze, se Aursnes voltar para a sua posição natural (meio-campo). João Mário deverá ser o sacrificado.
O avançado brasileiro Arthur Cabral pode ser uma das surpresas de Schmidt, enquanto na baliza o ucraniano Trubin vai ter o seu primeiro teste de fogo desde que chegou à Luz.
Os dragões viajam para Lisboa com problemas a nível defensivo, com Pepe em dúvida e com Marcano como baixa certa, devido a lesão grave. Se o internacional português não recuperar, o FC Porto continua a não contar com os seus dois principais centrais e os bem menos experientes David Carmo e Fábio Cardoso deverão formar novamente dupla, tal como aconteceu com o Gil Vicente (2-1), num setor defensivo em que o lateral Zaidu também irá estar ausente, tal como Veron e Evanilson. Danny Namaso treinou e está apto para ir a jogo.
Momento de forma: águias embaladas, dragões não convencem
Após da derrota no arranque frente ao Boavista no Bessa (3-2), o Benfica chega ao clássico depois de cinco vitórias consecutivas e tem agora pela frente um dos adversários que mais causou problemas nos últimos tempos, sobretudo no Estádio da Luz.
Os encarnados venceram os últimos cinco jogos para a I Liga, o último dos quais diante do Portimonense no Algarve.
Mesmo longe do seu melhor, como o próprio treinador Sérgio Conceição já assumiu publicamente, o FC Porto chega a esta fase na frente da I Liga, com um registo de cinco vitórias e um empate, embora todos os triunfos tenham acontecido pela margem mínima e grande parte das vezes com o golo decisivo a aparecer apenas nos descontos.
É que sem os golos nos descontos, o FC Porto estaria no 7.º lugar, a oito pontos do Benfica
Histórico: Benfica só venceu o FC Porto em quatro ocasiões nos últimos 22 jogos na Luz
O Benfica lidera o histórico dos jogos em casa com o FC Porto para a I Liga, mas já tem menos de 50% de vitórias e só ganhou quatro dos últimos 22. Em 89 encontros, desde a temporada 1934/35, os encarnados somam 43 vitórias, contra apenas 19 dos azuis e brancos, que, no entanto, já têm uma maioria de jogos a pontuar (46), face às 27 igualdades.
Desde 2001/02, os dragões conseguiram não perder em 18 ocasiões, ao somarem 10 vitórias, duas das quais para fazerem a festa do título em pleno Estádio da Luz (2-1 em 2010/11 e 1-0 em 2021/22), e oito empates. Por seu lado, o Benfica só logrou quatro triunfos, conseguidos em 2005/06, 2009/10 e 2018/19, todos por 1-0, e em 2013/14, por 2-0, no primeiro jogo depois da morte de Eusébio.
Em 253 encontros, entre I Liga, Taça de Portugal, Taça da Liga, Supertaça e Campeonato de Portugal, os ‘dragões’ somam 101 vitórias, contra 90 das ‘águias’, num duelo com 62 empates e que os lisboetas só lideram nos golos (389 contra 367).
Curiosamente nos últimos três embates, as águias levaram a melhor em duas ocasiões. Em 22/23, no dia 21 de outubro, na 10.ª jornada, o Benfica deslocou-se ao estádio do Dragão e venceu por 1-0. Já esta época os comandados de Roger Schmidt venceram os dragões por 2-0 na Supertaça de Portugal. Pelo meio o FC Porto venceu na Luz por 2-1, na 27.ª ronda da Liga 2022/23 e evitou e colocou pressão nos encarnados, que viriam no entanto a vencer o campeonato.
O que dizem os treinadores
Roger Schmidt, treinador do Benfica: "Não posso ir aos detalhes táticos, mas conheço os pontos fortes do FC Porto. Ganha muitos jogos e tem uma mentalidade muito forte. É muito disciplinada e tem muita qualidade individual. Isto faz parte das equipas que lutam por títulos e ganham muitos jogos"
Sérgio Conceição, treinador do FC Porto: "Não podemos prever o que vai acontecer, mas sim estar preparados para diferentes momentos do jogo. Será um Clássico, um jogo sempre difícil perante o campeão nacional. Com o devido respeito, mas queremos ir à Luz ganhar"
O clássico dos clássicos entre o Benfica e o FC Porto, da 7.ª jornada da Primeira Liga, está agendado para às 20h15 desta sexta-feira. Um encontro para seguir AO MINUTO no Sapo Desporto, com fotos e vídeos dos principais lances.
Comentários