Depois de uma jornada em que recuperou dois pontos de vantagem na liderança, o Sporting regressa a Alvalade para defrontar o Nacional da Madeira, lanterna vermelha do campeonato.

Moralizada com a vitória em Braga, a equipa de Rúben Amorim vai procurar somar a segunda vitória consecutiva no campeonato, algo que não conseguiu alcançar durante o mês de abril.

Já o Nacional visita o reduto do líder depois de voltar a somar uma vitória dez jornadas depois, tendo batido o Vitória de Guimarães por 1-0 na receção aos conquistadores na última jornada.

Guia de forma

O Sporting regressa a casa depois de um duro e difícil teste frente ao SC Braga, em que acabou por somar os três pontos graças a um golo de Matheus Nunes, depois de ter jogado grande parte do tempo com menos uma unidade, após expulsão de Gonçalo Inácio.

A equipa de Rúben Amorim regressou às vitórias, depois de um empate, também ele tirado a ferros, frente ao Belenenses SAD, na 28.ª jornada da Primeira Liga.

Os leões vão procurar somar vitórias de forma consecutiva, algo que não conseguem desde 20 de março, quando completaram uma série de três vitórias seguidas (vs Santa Clara, Tondela e Vitória de Guimarães).

O mês de abril foi terrível para a turma de Alvalade que perdeu seis dos dez pontos que tinha de vantagem na liderança do campeonato ao início do mês, com três empates e duas vitórias em cinco partidas. Ainda assim, graças ao deslize do FC Porto em Moreira de Cónegos, os leões voltaram a aumentar a vantagem, desta vez para seis pontos.

Já o Nacional visita a casa do líder do campeonato depois de somar a primeira vitória em mais de dois meses, frente ao Vitória de Guimarães.

Entre 14 de fevereiro e 22 de abril, os madeirenses somaram 10 derrotas consecutivas no campeonato, mesmo com uma mudança de treinador pelo meio, e ocupam nesta altura o último lugar da tabela com 24 pontos, a seis do primeiro lugar acima da linha de água.

Numa luta pela permanência que parece destinada a ser até ao último minuto da época, o Nacional vai procurar roubar pontos na visita a Alvalade, para não perder a esperança de permanecer no principal escalão do futebol nacional.

Histórico

O jogo desta noite será o 49.º entre Sporting e Nacional, com os leões a levarem clara vantagem no histórico com os madeirenses.

Os lisboetas somam 30 vitórias nos duelos com os insulares, que venceram a equipa de Alvalade em apenas quatro ocasiões e todas para o campeonato.

Em casa, o histórico é ainda mais favorável para a equipa de Rúben Amorim, que perdeu apenas por uma vez, em 2005, na 34.ª jornada da Primeira Liga (3-2). De resto, são 18 vitórias e quatro empates para o Sporting na receção ao Nacional.

Olhando para o histórico recente, e com o Nacional fora da Primeira Liga em 2019/2020, o Sporting venceu oito dos últimos dez jogos realizados com a equipa da Madeira, tendo somado dois empates nas restantes partidas, os dois na visita à Choupana.

Análise/Nacional 0-2 Sporting: Depois da tempestade, a bonança
Análise/Nacional 0-2 Sporting: Depois da tempestade, a bonança
Ver artigo

O Sporting soma quatro vitórias consecutivas frente aos madeirenses, a última no passado mês de janeiro quando Nuno Santos e Jovane Cabral fizeram os golos leoninos numa partida que teve de ser adiada em um dia devido à tempestade que se abateu sobre a ilha.

O que dizem os treinadores

Rúben Amorim, treinador do Sporting: "As equipas que têm lutado pelos mesmos objetivos que nós também têm feito menos golos nesta fase. Todos têm tido dificuldades e isso revela a qualidade das restantes equipas. Talvez o momento nos crie mais dificuldades. Fizemos mais remates nesta fase, mas a bola não entrou. Nós olhamos para o que fazemos, vemos as oportunidades, temos tido mais remates, mas acredito sempre que podemos melhorar no próximo jogo e esse é o objetivo. A vitória é a prioridade. Temos de ser muito concentrados, não facilitar em nada."

Manuel Machado, treinador do Nacional: "Vamos ter pela frente uma equipa que faz da competência a sua referência. É uma equipa cujo modelo tático tem estabilizado desde o princípio do campeonato, num 3X4X3 e com um rendimento que a diferencia de todos os outros. A pressão é igual, só que uma é negativa e a outra positiva. Enquanto o Sporting está num objetivo de topo de tabela, o Nacional está num objetivo de fuga à despromoção. O que espoleta a pressão é bem diferente"

Árbitro

Manuel Oliveira foi o nomeado para a partida desta noite em Alvalade. O árbitro da Associação de Futebol do Porto terá Pedro Ribeiro e Tiago Leandro como assitentes. Bruno Rebocho será o quarto árbitro.

Luís Ferreira será o vídeoárbitro da partida, auxiliado por Bruno Rodrigues.

A partida tem início marcado para as 20h30 deste sábado e pode acompanhá-la AO MINUTO no SAPO Desporto.

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.