O novo ano arranca já com um grande jogo em Alvalade, na abertura da 12.ª ronda da I Liga de futebol. O Sporting recebe o SC Braga, quarto colocado, numa ronda onde os 'leões' voltam a ter uma prova de fogo para manter a liderança. Este será o único jogo de sábado, numa ronda que tem seis jogos no domingo e dois na segunda-feira.
Em Alvalade, o Sporting tentará manter a invencibilidade na prova frente a um adversário que venceu o Benfica na Luz e vendeu cara a derrota com o FC Porto no Dragão.
Muitas 'dores de cabeça' para para Amorim e Carvalhal
Para este jogo, Rúben Amorim não deverá contar com o central Zouhair Feddal. O marroquino voltou a não trabalhar a 100% no treino de quinta-feira, tal como havia sucedido no apronto anterior. O defesa central realizou tratamento e trabalho condicionado no relvado, ele que sofreu um traumatismo no joelho. Quanto a Jovane Cabral, em última fase de recuperação, treinou, mas ainda sob vigilância médica, pelo que também não deverá ser opção.
Já Nuno Mendes, que saiu tocado no jogo frente ao B-SAD e esteve em tratamento no início da semana, está recuperado e já treinou sem limitações. O lateral esquerdo teve de ser substituído por Antunes aos 78 minutos no jogo do passado domingo do campeonato, que o Sporting venceu por 2-1, por apresentar queixas na coxa direita.
O Sporting vai a jogo com cinco jogadores em risco de suspensão caso vejam um amarelo frente aos minhotos. Os 'leões' entraram em campo frente ao B-SAD no Jamor, no domingo, com quatro jogadores 'à bica' mas a lista aumentou, com Neto, que viu amarelo ao cortar um lance de perigo no segundo tempo com o braço.
O caso é ainda mais grave tendo em conta que a maior parte dos jogadores em risco atuam na defesa: Coates, Feddal e Neto têm todos quatro amarelos, assim como o médio defensivo João Palhinha. Nuno Santos é o quinto jogador 'à bica'.
Carlos Carvalhal tem mais problemas que Rúben Amorim. O técnico do SC Braga tem várias baixas no plantel, entre lesões, castigos e atletas infetados com COVID-19. Vítor Tormena, David Carmo, Bruno Viana e Castro estão infetados com COVID-19, pelo que não deverão ir a jogo. Francisco Moura, Rui Fonte e Galeno estão lesionados. Apesar das muitas baixas, o SC Braga foi até ao Bessa golear o Boavista por 4-1 na ronda passada.
Forma: duas equipas a atravessar um bom momento
O Sporting vem de uma sofrida vitória no terreno do B-SAD. No Jamor, a equipa de Rúben Amorim sentiu inúmeras dificuldades para bater o esquema montado por Petit. Tiago Tomás e João Mário fizeram os golos da vitória, num jogo onde o B-SAD falhou uma grande penalidade. Os 'leões' já tinham sentido dificuldades para bater o Farense em casa na ronda anterior (1-0), depois de terem empatado a duas bolas com o Famalicão.
A formação de Alvalade apenas um jogo esta época, que lhes custou a participação na Liga Europa: derrota com o LASK Linz em casa por 4-1 e uma época sem provas europeias. Em Portugal o Sporting continua invencível e só o FC Porto e o Famalicão não perderam com os 'leões'.
Já o SC Braga vem de dois bons resultados: venceu fora na ronda anterior o Boavista por 4-1, num jogo onde não contou com vários jogadores habitualmente titulares. Apesar disso, os minhotos fizeram uma grande exibição e souberam aproveitar os erros do adversário para marcar por Paulinho, Iuri Medeiros e Ricardo Horta (2). Antes tinha batido o Rio Ave por 3-0.
A equipa de Carlos Carvalhal vem de cinco vitórias seguidas em todas as provas (I Liga, Taça da Liga, Taça de Portugal e Liga Europa). Para a I Liga, perdeu no Dragão com o FC Porto por 3-1 na primeira ronda e com o B-SAD, também fora, por 2-1.
Histórico: Sporting manda mas Braga tem vindo a encurtar distâncias
Este será o jogo 150 entre Sporting e SC Braga em provas oficiais. Os 'leões' contam com 91 vitórias contra 35 dos minhotos, num duelo que terminou empatado em 23 ocasiões (345 golos para o Sporting, 162 para o SC Braga). Se tivermos em conta apenas os jogos do campeonato, há 80 vitórias para o Sporting e 29 para o SC Braga e 19 empates em 128 jogos.
Apesar do domínio claro do Sporting, nos últimos anos os 'leões' têm sentido inúmeras dificuldades para bater o SC Braga. A formação de Alvalade já ficou por mais que uma vez atrás dos minhotos no final da época na Primeira Liga, como aconteceu na temporada passada em que o 'guerreiros' foram 3.ºs e o os 'leões' acabaram em quarto.
Na temporada passada o Sporting venceu em casa por 2-1 (2.ª J., Wendel e Bruno Fernandes) mas o Braga deu o 'troco' e ganhou em casa por 1-0 (19.ª J, Trincão).
Nos últimos dez jogos, a contar para todas as provas, o Sporting apenas somou três vitórias contra o SC Braga. A formação minhota venceu cinco, registaram-se dois empates.
Mas em Alvalade o domínio é do Sporting para a I Liga: 50 vitórias, sete empates e sete derrotas, 184 golos marcados e 53 sofridos.
O que dizem os treinadores
Na conferência de imprensa de antevisão do jogo, Carlos Carvalhal, treinador do SC Braga, lembrou que os 'leões' não têm a sobrecarga dos jogos europeus, como o SC Braga, o Benfica e o FC Porto, por isso têm estado mais frescos que os rivais na I Liga.
"O Sporting tem qualidade, um excelente treinador e uma boa equipa. Não tem a sobrecarga europeia que os podia prejudicar no campeonato ou não, mas evidentemente que as equipas que estão nas competições europeias sentem o peso de ter jogado a meio da semana num ou outro jogo do campeonato. Isso acontece com Benfica, FC Porto e SC Braga, mas também com os grandes clubes do futebol europeu. O Sporting não tem tido esta prova extra e tem-se apresentado com uma frescura muito grande nestes primeiros jogos e tem praticado um bom futebol", frisou o técnico, antes de deixar um aviso.
"Penso que o Sporting vai encontrar um adversário complicado. Um adversário que defende bem, que ataca bem - temos uma média de golos a roçar o excelente -, que interpreta bem os jogos e que é competitivo. Estarão em cima do tabuleiro de jogo todos os ingredientes para termos um grande jogo de futebol. […] É um jogo de forças entre o que tu queres e o que o adversário te proporciona. Quando conseguimos fazer o que queremos, damos uma resposta boa. Quando o adversário nos obriga a fazer o que não queremos, também nos preparámos bem. Temos de perceber o que se está a passar no jogo e dar uma resposta. Isso tem acontecido desde que começámos o nosso trajeto. Vamos a jogo para fazer uma boa exibição e para conquistamos os três pontos", vaticinou.
Já Rúben Amorim vai de encontro ás declarações de Carvalhal, esperando um jogo complicado frente a um adversário de grande qualidade, com um grande plantel e já habituado a grandes jogos. Contudo, o técnico leonino realça que a sua equipa está pronta.
"Espero um jogo complicadíssimo, como são todos. O SC Braga tem um excelente plantel, um bom treinador, é um clube já habituado a estes jogos, com jogadores experientes, que têm uma ligação muito especial entre eles. Nós estamos preparados para o jogo, claramente. Somos uma equipa que sabe jogar com os momentos do jogo, aqui ou ali temos alguma inexperiência em certos momentos mas já nos adaptamos bem e os resultados assim o dizes. Espero mais um jogo do campeonato nacional que vale apenas três pontos, onde vamos defrontar uma excelente equipa mas estaremos preparados"
Sobre as baixas devido à COVID-19 no SC Braga, Amorim considerou que o Sporting não é "a melhor equipa para falar nisso, claramente", recordando os vários casos positivos que o Sporting teve no início da época.
"Nunca nos queixámos das nossas baixas, fomos a equipa mais prejudicada com a COVID, numa altura inicial em que o plantel teve de parar de treinar. Depois fomos para o Algarve, saímos das nossas casas, tivemos quatro jogos com jogadores infetados, fomos eliminados da Liga Europa e nunca tivemos aqui ninguém a dizer que fomos eliminados pelas baixas de COVID. Não vou ser eu a dizer que o SC Braga está mais fraco pelas baixas. Têm um grande plantel, faz parte do jogo, não os vejo mais fracos, como foi óbvio no último jogo em que venceram o Boavista por 4-1. Estamos preparados para um SC Braga na máxima força", afirmou.
O jogo arranca às 18h00 deste sábado em Alvalade e terá arbitragem de Fábio Veríssimo. Bruno Rodrigues e Sérgio Jesus serão os assistentes, António Nobre o quarto árbitro. No VAR estará João Pinheiro que terá ajuda de Tiago Costa.
O Sporting-SC Braga poderá ser acompanhado, como sempre, no SAPO Desporto, com fotos e vídeos dos principais lances.
Comentários