A I Liga está de volta, após uma paragem de três semanas, e o FC Porto é o primeiro dos três 'grandes' a entrar em ação, com a visita deste sábado ao Tondela.

A equipa de Sérgio Conceição, que durante a semana bateu o AC Milan (1-0) para a Liga dos Campeões, encontra-se no segundo posto, com 20 pontos, após somar seis triunfos e dois empates até ao momento no campeonato. Um triunfo em Tondela deixará os 'dragões' na liderança provisória da prova, à espera do que o Benfica irá fazer em Vizela, domingo.

Na última ronda, recorde-se, os azuis e brancos venceram por 2-1 na receção ao Paços de Ferreira, sendo que o último deslize da equipa portista aconteceu no clássico em Alvalade (1-1). De resto, o FC Porto ainda não sabe o que é perder para o campeonato.

Wendell, que deixou o desafio frente ao AC Milan durante o intervalo, sofreu uma lesão no ligamento lateral interno do joelho esquerdo, pelo que será baixa certa para o encontro no Estádio João Cardoso.

Teste à equipa de Sérgio Conceição: FC Porto com quatro deslocações nos próximos cinco jogos
Teste à equipa de Sérgio Conceição: FC Porto com quatro deslocações nos próximos cinco jogos
Ver artigo

O Tondela atravessa o seu melhor momento, com vitórias nas duas últimas jornadas, mas à custa dos últimos classificados, Famalicão (18.º) e Belenenses SAD (17.º). À entrada para esta ronda, a equipa beirã posiciona-se no 10.º lugar, com nove pontos, em igualdade com Paços de Ferreira e Gil Vicente.

No último desafio, para a Taça de Portugal, o conjunto de Pako Ayestarán não teve a vida facilitada diante do Camacha, do Campeonato de Portugal, mas conseguiu evitar o prolongamento e seguir em frente com um golo no último minuto (2-1). O resultado deu ao espanhol o melhor registo enquanto treinador do Tondela, com três triunfos consecutivos.

De recordar que o Tondela já fez tremer um 'grande' na presente temporada. Na quarta jornada, um golo de Salvador Agra deixou os beirões em vantagem durante grande parte do encontro na Luz, mas o Benfica conseguiu dar a volta no segundo tempo, através de Rafa (71') e Gilberto (88').

Confronto direto

Tondela e FC Porto já se defrontaram 12 vezes para o campeonato. Os dragões vêm de nove vitórias consecutivas frente aos beirões e só não ganharam dois dos 12 jogos disputados: empate 0-0 na 5.ª jornada da época 2016/17 e derrota 0-1 em casa, na 28.ª jornada da mesma temporada.

No ano passado, a equipa de Sérgio Conceição venceu por 2-0 no Estádio João Cardoso, com golos de Toni Martínez e Mehdi Taremi.

O que dizem os treinadores

Pako Ayestarán: "Estamos num bom momento, mas o passado não serve, tudo depende do rendimento que tivermos este sábado. Se agora vos perguntassem onde punham o dinheiro, punham no FC Porto. Mas há sempre uma oportunidade. Vamos tratar de aproveitá-la e de confrontar o jogo com personalidade e com a identidade. Se tivermos o nosso dia, pode ser possível."

Sérgio Conceição: "[O Tondela] vem de três vitórias seguidas, nota-se que é uma equipa que estabilizou, que em todos os momentos do jogo tem muitos bons princípios. Acho que é o quarto melhor ataque, é uma equipa virada para a frente, com os grandes, incluindo o SC Braga, sofreu só nos minutos finais. Estamos à espera de um jogo sempre difícil, numa deslocação sempre difícil, mas temos a obrigação de ir com tudo para ganhar."

O árbitro

Fábio Veríssimo foi o árbitro nomeado para dirigir o encontro no Dragão. O juiz da AF Leiria vai ter Bruno Jesus e Pedro Martins como assistentes e Flávio Lima no papel de quarto árbitro. Vasco Santos estará no VAR, assistido por Carlos Campos.

O Tondela-FC Porto, da 9.ª jornada da I Liga, está marcado para as 18h00 deste sábado e pode ser acompanhado, ao minuto, no SAPO Desporto, com fotos e vídeos dos principais lances.

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.