O FC Porto visita este domingo o Vizela em jogo relativo à nona jornada da Primeira Liga. Depois de uma saborosa vitória na Liga dos Campeões, os dragões regressam ao campeonato e visitam um adversário que, apesar de ter perdido os últimos duelos com os azuis e brancos, nunca deixou de criar muitas dificuldades.

Os dragões não podem perder pontos na luta pelo primeiro lugar, enquanto que os minhotos procuram a primeira vitória diante do FC Porto para poderem fugir aos lugares de despromoção.

Momento de forma

O início de época do Vizela não tem sido propriamente positivo; os minhotos somam apenas duas vitórias nos últimos dez jogos, e apenas uma dessas alcançada no campeonato. Os comandados de Pablo Villar não têm conseguido recorrer do seu reduto para amealhar pontos, tendo perdido os dois últimos encontros realizados em casa.

Este registo atirou o Vizela para a 16ª e antepenúltima posição da tabela classificativa com seis pontos, apenas mais dois que o último classificado, o Estoril. Na última ronda, os vizelenses conseguiram empatar a zero no reduto do Farense, isto antes de eliminar o Rabo de Peixe da Taça de Portugal.

Já o FC Porto mostra estar em crescendo de forma. Os dragões venceram sete dos últimos dez jogos e alcançaram três vitórias consecutivas após as derrotas sofridas diante de Benfica e Barcelona. Na última jornada os comandados de Sérgio Conceição conseguiram uma magra vitória por 1-0 diante do Portimonense; na semana seguinte, para a Taça de Portugal, os portistas eliminaram o Vilar de Perdizes sem grande problema.

Histórico de confrontos

O histórico de embates entre Vizela e FC Porto dificilmente poderia ser mais favorável aos dragões. Com efeito, a formação portista conta com sete vitórias e um empate nos oito jogos oficiais diante dos vizelenses.

A única vez que os azuis e brancos não saíram com um triunfo ocorreu na temporada 1984/85, altura em que o Vizela conseguiu alcançar um empate a zero diante do FC Porto de Artur Jorge, acabado de conquistar a Taça dos Clubes Campeões Europeus.

Na última temporada, Vizela e FC Porto encontraram-se por três vezes, duas para o campeonato e uma para a Taça de Portugal. No jogo realizado no Minho, os dragões tiveram de suar para alcançar a vitória, graças a um golo de Iván Marcano marcado já em cima do minuto 90.

O que dizem os treinadores

Pablo Villar, treinador do Vizela: “Nós vamos, como sempre, com a ideia de ganhar. Já jogámos contra outras equipas grandes, como o Sporting e o Benfica, e cometemos erros, mas estivemos perto de conseguir coisas positivas. Amanhã [domingo] temos que fazer o nosso jogo e ir com tudo com o objetivo de ganhar. Não há outra opção”

Sérgio Conceição, treinador do FC Porto: "É uma equipa com qualidade, que está sólida na I Liga. É sempre um terreno muito difícil de jogar, não só pelo ambiente criado pelos próprios adeptos, como também pela qualidade coletiva e individual do Vizela. Esperamos um jogo difícil, dentro de um campeonato cada vez mais competitivo e do tempo que tivemos para preparar este jogo, que não foi muito. Temos de dar uma resposta positiva, é extremamente importante ganhar em Vizela"

O árbitro

Manuel Oliveira foi o árbitro selecionador para dirigir esta partida. O juiz da Associação de Futebol do Porto será auxiliado por Carlos Campos e Hugo Santos. No vídeo-árbitro estarão André Narciso e Vasco Marques. É a primeira vez que o árbitro de Gondomar apita qualquer uma das equipas esta época.

O juiz esteve presente em quatro jogos do Vizela na época passada, de onde resultaram três vitórias e um empate para os minhotos.

Quanto ao FC Porto, Manuel Oliveira apitou três encontros dos dragões na última temporada, de onde os azuis e brancos saíram sempre vencedores.