O penúltimo jogo da 19.ª jornada da Primeira Liga joga-se esta noite, em Alvalade, com o Sporting a receber a equipa sensação do campeonato até ao momento, o Paços de Ferreira.

A equipa de Rúben Amorim quer continuar o seu bom momento e aproveitar o deslize do FC Porto para aumentar a vantagem na liderança para 10 pontos.

Mas para isso terá de pôr um travão na série de nove jogos sem perder que os pacenses levam, com seis vitórias e três empates, o último dos quais na jornada passada, com um 0-0, em casa, frente ao Portimonense.

Guia de forma

O Sporting regressa a Alvalade com uma série de sete jogos sem perder para todas as competições em andamento. Depois da primeira e única derrota até ao momento nas competições nacionais, frente ao Marítimo, a 11 de janeiro, para a Taça de Portugal, o leão segue com um empate e seis vitórias consecutivas entre I Liga e Taça da Liga, da qual foi vencedor.

Neste período de pouco mais de um mês, o Sporting bateu FC Porto, SC Braga (Taça da Liga) e Benfica (I Liga), numa demonstração do bom momento da equipa de Rúben Amorim que, ainda assim e apesar da vantagem de oito pontos à entrada da jornada (que pode passar para 10 em caso de vitória) para o segundo classificado, insiste que o Sporting não é candidato ao título.

Análise Gil Vicente-Sporting: Leão às costas do capitão, guiado por uma estrela
Análise Gil Vicente-Sporting: Leão às costas do capitão, guiado por uma estrela
Ver artigo

Contando só com a I Liga, depois da conquista da Taça da Liga, em Leiria, a 23 de janeiro, o Sporting segue com quatro vitórias consecutivas frente a Boavista, Benfica, Marítimo e Gil Vicente. A visita a Barcelos obrigou o leão a arregaçar as mangas para dar a volta ao resultado e voltar a Lisboa com os três pontos na bagagem.

Também o Paços de Ferreira chega a Lisboa a viver um excelente momento de forma: a equipa de Pepa não perde desde 16 de dezembro, quando concluiu uma série de três derrotas consecutivas, frente aos três grandes, para três competições diferentes ( I Liga, vs Benfica 2-1; Taça de Portugal, vs Sporting 3-0; Taça da Liga, vs FC Porto, 2-1).

A partir daí, os castores não mais provaram o sabor da derrota, com dois empates (vs Boavista e Farense), antes de arrancarem para uma série de seis vitórias consecutivas, apenas travada pelo Portimonense na última jornada (0-0).

Histórico

O jogo desta noite será o 49.º entre os dois emblemas, com o Sporting a levar clara vantagem sobre o Paços. Os leões venceram 32 partidas frente aos castores, entre Liga, Taça de Portugal e Taça da Liga. Já o Paços soma nove vitórias, todas para a I Liga. Além disso, registam-se ainda sete empates entre os dois emblemas, o último dos quais em 2015.

Olhando só para os 26 jogos realizados em Alvalade, a superioridade leonina continua a manifestar-se, com 20 vitórias, 15 delas para a I Liga. O Paços venceu por quatro ocasiões, a última delas em 2013, quando venceu por 1-0, na 28.ª jornada do campeonato (golo de Tony aos 75').

O histórico recente é igualmente positivo para a equipa comandada por Rúben Amorim, que venceu os últimos 11 jogos realizados frente aos pacenses, isto depois de ter estado época e meia sem conseguir bater o Paços (três empates consecutivos entre novembro de 2014 e agosto de 2015).

No mais recente encontro entre as duas equipas, o Sporting venceu os pacenses por 3-0, na quarta eliminatória da Taça de Portugal, naquela que foi a segunda vitória dos leões contra o Paços de Ferreira esta época. Antes, na 2.ª jornada da I Liga, os leões regressaram da Capital do Móvel com uma vitória por 2-0.

O que dizem os treinadores

Rúben Amorim, treinador do Sporting, elogiou a formação pacense, na antevisão do jogo.

"É uma equipa que é muito agressiva, forte nas segundas bolas, centrais, como o Baixinho, que lança os alas, o Tanque é muito forte a cruzar, o Bruno Costa foi o jogador do mês, o Luiz Carlos tem estado bem, o Fonseca da formação do FC Porto, como o Bruno Costa", destacou o treinador leonino.

Instado a comentar o momento dos 'leões' e uma cada vez maior aproximação dos adeptos em relação à equipa, Amorim recusou a ficar com todos os crétidos.

"O mérito é dos jogadores e a verdade é que isto são os resultados. Já ficámos em quarto, quando o objetivo era passar o Braga. O que há é mérito dos jogadores, de apostarmos na formação, de termos muitos portugueses. Parece que é a imagem do treinador, mas eu é que usufruo do mérito dos jogadores. Houve uma preparação do Inácio, do Quaresma, do Matheus, mas houve trabalho por detrás. Não vejo isso como a minha chegada. Isso já vem de trás, os resultados escondem isso. Garanto que se os resultados mudarem, as coisas serão diferentes.", atirou.

Já Pepa, técnico do Paços de Ferreira e recém-eleito como treinador do mês, falou da 'estrelinha' do Sporting na prova para sublinhar que é preciso dar mérito ao emblema leonino.

"A estrelinha para mim tem outro nome, trabalho, persistência, resiliência e há que dar mérito a quem o tem. É muito difícil jogar de três em três dias, é verdade, mas não se pode tirar o mérito a uma equipa que ainda não perdeu no campeonato. É uma equipa com muita alma, entrega e acredita sempre até ao último minuto. Essa é a estrelinha", afirmou o técnico dos pacenses.

O treinador do conjunto da capital do móvel mostra-se, ainda assim, confiante numa resposta positiva por parte da sua equipa no jogo de amanhã, ainda que ciente das dificuldades que irá encontroar.

"Este será mais um jogo, em que a complexidade e o mediatismo é maior, mas não é a cor do adversário que nos vai dar mais ou menos motivação. Sabemos da dificuldade, o Sporting está identificado e o nosso desafio será anulá-los", frisou.

Arbitragem

André Narciso, árbitro da Associação de Futebol de Setúbal, foi o nomeado para arbitrar o duelo entre Sporting e Paços de Ferreira. O setubalense vai contar com Paulo Brás e José Luzia como assistentes, enquanto Hugo Silva será o quatro árbitro.

Na Cidade do Futebol, responsável pelo VAR, estará Luís Ferreira, auxiliado por Paulo Miranda.

O Sporting-Paços de Ferreira tem início marcado para as 20h15 e, como sempre, pode ser acompanhado AO MINUTO aqui, no SAPO Desporto.

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.