O FC Porto recebe este sábado o Benfica, no jogo grande da 24.ª jornada da I Liga 2018/2019. Este é daqueles jogos que pára o país e cujo desfecho final, pode ter muita importância nas contas do título. Os 'dragões' são líderes com 57 pontos pontos, mais um que o Benfica. Este 'clássico' ganha ainda mais importância, depois de o FC Porto ter desperdiçado uma vantagem de sete pontos sobre os 'encarnados'.

Nos últimos anos vários foram os jogos decisivos entre as duas formações com mais títulos no futebol em Portugal. Analisando as últimas onze temporadas, constata-se que o FC Porto começou por sair em vantagem nos primeiros encontros mas as 'águias' recuperaram e só estão a um encontro de igualar os 'dragões'. Esta análise estende-se a jogos tanto no Dragão como na Luz. Dos doze jogos decisivos analisados, o FC Porto saiu em vantagem em sete ocasiões, contra cinco do Benfica.

Seferovic desata o 'clássico' e coloca Benfica na liderança

O FC Porto visitou a Luz na 7.ª ronda da Liga 2018/2019. Os comandados de Conceição, com 15 pontos, tentavam manter a vantagem de um ponto sobre o rival da Luz e continuar na perseguição ao SC Braga, líder com 16 pontos. Num jogo de muitas disputas individuais e pouco técnico, valeu o golo de Seferovic, a dar os três pontos aos comandados de Rui Vitória. O FC Porto perdia pela segunda vez no campeonato, depois da derrota em casa com o Vitória de Guimarães e caia para o terceiro posto, com menos dois pontos que o rival Benfica.  (Veja o resumo)

Herrera e um pontapé para o título

Foi considerado pelos adeptos portistas o Melhor Golo da equipa na época passada e percebe-se porquê. O Benfica recebia o FC Porto na 30.ª jornada da I Liga 2017/2018, depois de ter 'roubado' a liderança aos 'dragões', fruto de duas derrotas seguidas da equipa de Conceição em duas seguidas fora com Belenenses e Paços de Ferreira. Um empate bastava para a equipa, orientada na altura por Rui Vitória, manter a liderança com um ponto de vantagem mas, aos 88, Herrera disparou de fora da área e silenciou a Luz. Os 'dragões' retomavam o comando para nunca mais a largar. (Veja o resumo)

Nulo no Dragão mantém Benfica na luta

Na época 2017/2018 o Benfica visitou o Dragão à 13.ª jornada, com menos três pontos que os rivais do Norte. Uma vitória deixaria a equipa, orientada na altura por Rui Vitória, com os mesmos pontos dos 'dragões'. O jogo era mais decisivo para o Benfica que podia ver o FC Porto aumentar para seis a vantagem na liderança, em caso de vitória. Tudo terminou empatado, num jogo polémico, com os portistas a criticarem e muito a arbitragem de Artur Soares Dias. (veja o resumo)

FC Porto sentiu o ´karma` do minuto 90 e deixou fugir a vitória

Na 10.ª ronda da Liga 2016/2017, o Benfica visitou o Dragão com uma ´almofada` de cinco pontos de vantagem sobre o rival. A formação do FC Porto, orientada na altura por Nuno Espírito Santo, sabia da importância de vencer para não deixar fugir ainda mais os ´encarnados`. Num jogo de sentido único, Diogo Jota fez o tento dos ´dragões` no segundo tempo, dando assim vantagem à única equipa que tinha criado perigo. Mas, no minuto 92 (karma), Lisandro Lopez aproveitou um canto para cabecear para o empate, para desespero dos adeptos portistas e alegria geral dos muitos adeptos do Benfica presentes no Dragão. O Benfica mantinha a vantagem de cinco pontos para o FC Porto na liderança. (Veja o resumo)

Benfica de Rui Vitória segura liderança na Luz

Na segunda volta da época 2016/2017 o 'clássico' ganhou ainda mais importância. O FC Porto foi à Luz a apenas um ponto do Benfica, líder, pelo que uma vitória atiraria a formação de Nuno Espírito Santo para a liderança da Liga, pela primeira vez. O Benfica ganhou vantagem no jogo numa grande penalidade convertida por Jonas, aos sete minutos. No segundo tempo, Maxi Pereira ´traiu` a antiga equipa e empatou o encontro, deixando tudo na mesma na tabela. O FC Porto desperdiçava assim uma grande oportunidade de assumir a liderança da Liga. (Veja o resumo)

Lima com sabor amargo para os 'dragões'

Na 13.ª ronda da Liga 2014/2015 o FC Porto desperdiçou uma grande oportunidade de igualar o Benfica na liderança da prova. Os 'encarnados' venceram por 2-0, naquela que é a última vitória em no Dragão. O brasileiro Lima fez os dois golos da equipa orientada por Jorge Jesus, que assim ficou com seis pontos de avançado sobre o FC Porto de Lopetegui. Os azuis-e-brancos passaram de uma situação de igualar o Benfica para ficar a seis pontos.  (Veja o resumo)

Empate na Luz embala Benfica para o bicampeonato

Na 30.ª jornada da Liga 2014/2015 o Benfica recebeu o FC Porto com três pontos de vantagem. Na semana deste ´clássico`, os ´dragões` foram goleados por 6-1 pelo Bayern Munique na segunda-mão dos quartos-de-final da Champions, depois de terem vencido por 3-1 em casa. O Benfica de Jesus aguentou o 0-0 que lhe permitiu manter-se na liderança à frente do FC Porto de Lopetegui, com mais três pontos até festejar o bicampeonato. No final do jogo, os houve ´mosquitos por cordas`, com Jesus e Lopetegui quase a chegarem a vias de facto. (Veja o resumo)

Kelvin e o minuto 92...com direito a lugar cativo no Museu

Num dos títulos mais disputados dos últimos anos, o Benfica teve tudo para ser campeão na época 2012/2013. A equipa ´encarnada`, liderada na altura por Jorge Jesus, comandou a maior parte da prova, mas viria a ´morrer na praia`. Tinha quatro pontos de vantagem, mas empatou com o Estoril na 28.ª ronda. O Dragão ganhava novo fôlego e, na receção ao Benfica na 29.ª jornada, sabia que uma vitória o deixaria com o título na mão. A vitória saiu do pé esquerdo do suplente Kelvin aos 92 minutos, num golo épico, depois dos tentos de Maxi (p.b.) e Lima. O FC Porto de Vítor Pereira viria a vencer o título, depois de bater o Paços de Ferreira de Paulo Fonseca na derradeira jornada. Kelvin tornava-se herói no FC Porto: foi o homem que ajoelhou Jesus no Dragão. (Veja o resumo)

James nem dormiu, mas marcou e assistiu Maicon... para um golo que não devia contar

Na temporada 2011/2012 o Benfica recebeu o FC Porto na Luz na 20.ª jornada, em igualdade pontual com o rival do Norte. André Villas-Boas tinha partido no início da época, depois de um ano de glória na sua ´cadeira de sonho`: Supertaça, Liga, Taça de Portugal e Liga Europa. Vítor Pereira, o número 2 de AVB, tomou as 'rédeas' da equipa e conquistou dois títulos. Este encontro foi decidido com um golo de Maicon, de cabeça, marcado em posição irregular, após centro de James. O colombiano chegou a Portugal um dia antes do jogo depois de representar a sua seleção: saltou do banco para fazer um golo e uma assistência. Hulk fez o outro tento portista, Cardozo os dois do Benfica. O 'Dragão' tomava de assalto a liderança para nunca mais a largar. (Veja o resumo)

Festejos molhados na Luz...sem luz, num ano de glória portista

A época 2010/2011 é uma das mais marcantes da história do FC Porto. Pinto da Costa resolveu sentar na 'cadeira de sonho' um portista ferrenho, jovem, mas ambicioso e muito inteligente. Com auxílio de Vítor Pereira, André Villas-Boas conduziu o FC Porto a uma época memorável, com a conquista da Supertaça (frente ao Benfica), Liga, Taça de Portugal e Liga Europa. Os 'dragões' chegaram a Luz com hipótese de festejar, antecipadamente, o título, logo à 25.ª jornada, e não desperdiçaram a hipótese. Saviola fez o 1-0 de penálti, Guarín empatou num 'frango' monumental de Roberto, Hulk deu a vitória, também de penálti. No final os 'dragões' fizeram a festa no relvado, com a luz apagada e com o sistema de rega ligado. (Veja o resumo)

Benfica podia festejar título no Dragão, mas Belluschi não deixou

A primeira época de Jesus no Benfica foi arrasadora. O técnico liderou as 'águias' ao título, praticando um futebol técnico, fluido, com muitos golos. O Benfica foi ao Dragão na 29.ª jornada da época 2009/2010 com hipótese de fazer a festa de campeão caso vencesse, mas o FC Porto tinha outros planos. Bruno Alves fez o 1-0, Luisão empatou; Fucile foi expulso aos 51, mas viria a ser FC Porto a marcar mais dois golos, pelos argentinos Farias e Belluschi, mesmo jogando com menos um. O Benfica adiaria a festa para a derradeira ronda, em casa. (Veja o resumo)

Penálti 'fantasma' dá empate ao Dragão... que embala para o título

Na época 2008/2009 o Benfica foi ao Dragão com hipótese de saltar para a liderança. A equipa 'encarnada', orientada na altura por Quique Flores, tinha menos dois pontos que os 'dragões' de Jesualdo Ferreira, mas tudo ficou na mesma após a 17.ª ronda. Verificou-se um empate, com Yebda a dar vantagem ao Benfica e Lucho Gonzalez a fazer o golo dos portistas, numa grande penalidade muito contestada pelos 'encarnados'. Pedro Proença era o árbitro. O FC Porto de Jesualdo faria a festa do tricampeonato no final da época. (Veja o resumo).