Rúben Amorim, treinador do Sporting que já foi jogador do Benfica, tem um balanço nulo nos confrontos com os ‘encarnados’, com dois triunfos e dois desaires, sendo que já ganhou na Luz, mas pelo SC Braga.
Na ronda 21 da I Liga 2019/20, em 15 de fevereiro de 2020, os ‘arsenalistas’ deslocaram-se à capital e triunfaram por 1-0, graças a um golo nos descontos da primeira parte, apontado por João Palhinha, de cabeça, na sequência de um canto.
Palhinha e Amorim fizeram história, pois tratou-se da primeira vitória bracarense na Luz para o campeonato desde a longínqua temporada de 1954/55 – então, em 24 de outubro de 1954, o ‘herói’ do 0-1 tinha sido Imbeloni.
Nas duas outras visitas à Luz, já ao comando do Sporting, Rúben Amorim já não teve a mesma sorte, pois os ‘leões’ perderam os dois encontros, ambos pela diferença mínima.
Amorim contabiliza vitórias no primeiro e no último jogo com o Benfica, mas, pelo meio, perdeu por 2-1 na Luz, o seu primeiro dérbi como treinador do Sporting, que, com este desaire, deixou fugir o terceiro lugar do campeonato.
Na 34.ª e última jornada da I Liga 2019/20, que terminou apenas no final de julho, culpa da pandemia de covid-19, o Sporting precisava de pontuar na Luz para segurar o terceiro lugar, mas perderam-no para o Sporting de Braga.
Os ‘verde e brancos’ ainda ameaçaram pontuar, quando, aos 69 minutos, Sporar restabeleceu a igualdade, ‘anulando’ o tento inaugural, de Seferovic, aos 28, mas, aos 88, o brasileiro Vinícius deu o triunfo ao ‘onze’ de Nélson Veríssimo, num tento inicialmente anulado, por fora de jogo, que o videoárbitro (VAR) corrigiu.
Na época passada, o Sporting entrou campeão na Luz, na 33.ª e penúltima ronda, mas precisava de pontuar para manter a invencibilidade, o que não conseguiu, ao perder por 4-3.
Seferovic, aos 12 e 49 minutos, o segundo de penálti, Pizzi, aos 29, e Lucas Veríssimo, aos 37, escreveram a única derrota na prova dos ‘leões’, pelos quais marcaram Pedro Gonçalves, aos 45+1 e 77, o último de grande penalidade, e Nuno Santos, aos 62.
Rúben Amorim, jovem técnico de 36 anos, defrontou três vezes o Benfica na Luz e uma em Alvalade, na temporada passada, conseguindo vencer por 1-0, graças a um golo de Matheus Nunes, apontado já nos descontos.
Desta forma, o registo do atual treinador do Sporting face ao Benfica é de uma igualdade total, também em matéria de golos, com seis marcados e seis sofridos.
O encontro entre o Benfica e Sporting, da 13.ª jornada da I Liga de futebol de 2021/22, está marcado para esta sexta-feira, no Estádio da Luz, em Lisboa, a partir das 21h15.
Comentários