Caso triunfo face ao vizinho do Restelo, que bateu fora por 4-0, o “onze” de Jorge Jesus (46 pontos, com mais um jogo) ficará, comodamente, no “sofá” a ver o FC Porto (39) visitar o Leixões, ainda sábado, e, domingo, a recepção do Sporting de Braga (45) ao Marítimo.

Ainda em descanso, entre as duas “mãos” dos 16-avos-de-final da Liga Europa, face aos alemães do Hertha de Berlim, os “encarnados” ficarão a ver, depois, o confronto entre “dragões” e “arsenalistas”, da ronda seguinte (21 de Fevereiro), que já cumpriram (3-0 à União de Leiria).

Frente ao Belenenses, que conta uma “mísera” vitória (2-0 à Naval 1.º de Maio, logo à segunda ronda) e está a quatro pontos do 14.º posto, o Benfica já sabe que não terá o argentino Di Maria, a contas com um jogo de castigo.

A formação da Luz chega, porém, muito moralizada, depois do triunfo por 4-1 em Alvalade, face ao Sporting, para as meias-finais da Taça da Liga, isto tendo poupado Quim, Maxi Pereira, Aimar, Saviola e Cardozo, bem como Fábio Coentrão, que deverá substituir o argentino.

Pelo contrário, o conjunto do Restelo ainda lamentará o desaire caseiro por 3-1 face aos bracarenses, segunda-feira, num embate em que jogou contra 10 - por expulsão de Moisés - quase desde o início e falhou um penálti.

Esta foi também uma das razões pelas quais o Benfica perdeu dois pontos na ronda anterior (Cardozo desperdiçou, nos descontos), em Setúbal (1-1), depois de cinco triunfos consecutivos no campeonato.

Na Luz, o “onze” de Jorge Jesus já segue, no entanto, com oito triunfos consecutivos, depois de um empate a abrir com o Marítimo (1-1), sendo que, em reduto alheio, o Belenenses pontuou cinco vezes, em oito jogos, uma delas no Estádio do Dragão, face ao FC Porto (1-1).

Ainda sábado, os “dragões”, que também carimbaram, quarta-feira, com as reservas, um lugar na final da Taça da Liga (1-0 à Académica), deslocam-se ao reduto do vizinho Leixões, que segue no penúltimo lugar e estreia o treinador espanhol Fernando Castro Santos, sucessor de José Mota.

Com cinco triunfos consecutivos, em todas as competições, os tetracampeões são favoritos a ultrapassar os 50 por cento de vitórias fora (têm quatro, em oito jogos), apesar de o conjunto de Matosinhos só ter perdido duas vezes em casa, com os insulares Nacional e Marítimo.

No Estádio do Mar, o FC Porto não vai ter o lateral-esquerdo uruguaio Álvaro Pereira, estrategicamente “amarelado” na ronda anterior, e continuará sem Hulk, ainda à espera de conhecer o castigo relativo às agressões que protagonizou no túnel da Luz, após o jogo com o Benfica.

Presentemente a um escasso ponto do Benfica, mas com menos um jogo disputado, o Sporting de Braga recebe domingo, de portas abertas (a pedir o apoio do público), o Marítimo e, como os seus opositores na corrida ao título, também é o favorito à vitória no seu jogo da ronda 19.

Sem Vandinho, suspenso até perto do final da época, ainda sem Mossoró, que cumpre o terceiro e último jogo de castigo, e também sem Moisés, expulso no Restelo, os “arsenalistas” procuram o nono triunfo em 10 jogos caseiros e a sexta vitória consecutiva na prova.

A formação de Domingos Paciência pode ainda colocar-se a dois pontos dos 50 que alcançou em 2008/2009 (valerem-lhe o quinto posto), enquanto o Marítimo, sexto colocado, com 25 pontos, procura manter o bom registo fora - apenas dois desaires, face a Nacional e Vitória de Setúbal.

Nos outros jogos, o Sporting, já sem ambições ao pódio, tenta evitar em Paços de Ferreira, sexta-feira, o quinto desaire consecutivo em todas as provas, depois de 13 dias para esquecer (0-1 em Braga, 2-5 no Dragão, 1-2 com Académica e 1-4 com o Benfica).

Programa da 19.ª jornada:

- Sexta feira, 12 Fev:

Paços de Ferreira - Sporting, 20:15 (SportTV).

- Sábado, 13 Fev:

Benfica - Belenenses, 17:00 (SportTV).

Leixões - FC Porto, 21:15 (RTP).

- Domingo, 14 Fev:

União de Leiria - Vitória de Setúbal, 16:00.

Académica - Olhanense, 16:00.

Nacional - Rio Ave, 16:00.

Sporting de Braga - Marítimo, 20:15 (SportTV).

- Segunda feira, 15 Fev:

Naval 1.º de Maio - Vitória de Guimarães, 20:15 (SportTV).

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Desporto. Diariamente. No seu email.

Notificações

SAPO Desporto sempre consigo. Vão vir "charters" de notificações.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.