O Benfica abre a 26.ª jornada da I Liga de futebol, na receção ao Vizela, emblema que luta pela permanência. A poucos dias de se deslocar ao terreno do Ajax para a segunda-mão dos oitavos de final da Champions, os Encarnados vão procurar dar sequência aos bons resultados conquistados ultimamente e ficar mais perto do Sporting na tabela.
Nélson Veríssimo, treinador do Benfica, deverá fazer alterações na equipa, também já a pensar nesse importante duelo com os neerlandeses, que poderá colocar o Benfica nos quartos de final da Liga dos Campeões. O técnico conta com quase todos os jogadores, à exceção dos lesionados Lucas Veríssimo, Harris Seferovic e Rodrigo Pinho. Yaremchuk, a contas com uma gripe, está em dúvida.
Já do lado do Vizela, Raphael Guzzo é a única dúvida no plantel de Álvaro Pacheco. A equipa vizelense quer pontuar na Luz e assim reforçar a sua luta pela manutenção.
De recordar que na primeira volta o Benfica apenas venceu por 1-0, com o golo do triunfo a surgir nos descontos, por Rafa.
Guia de Forma: Veríssimo tenta melhor fase, Álvaro Pacheco luta pela permanência
O Benfica vai procurar o terceiro triunfo seguido, naquela que seria a melhor fase de Nélson Veríssimo como treinador do Benfica. Os Encarnados bateram o Vitória de Guimarães por 3-0 na 24.ª ronda e foram a Portimão vencer o Portimonense por 2-1 na jornada anterior. Pelo meio, um empate a duas bolas na Luz diante do Ajax, que abre boas perspetivas para o jogo da segunda-mão dos oitavos de final da Champions.
Uma vitória diante do Vizela deixará o Benfica com 60 pontos, menos um que o Sporting, segundo colocado, que só joga na segunda-feira.
A lutar pela permanência, este não será o melhor jogo para o Vizela regressar aos triunfos. A equipa de Álvaro Pacheco não venceu nenhum dos últimos cinco encontros na I Liga. Na 25.ª ronda perdeu com o Santa Clara por 3-1. Seis derrotas, dois empates e duas vitórias é o histórico do Vizela nas últimas dez rondas da I Liga.
A equipa vizelense soma apenas 24 pontos em 25 jornadas, quatro mais que o Moreirense, o primeiro emblema em zona de descida direta, mais três que o Tondela, 16.º colocado, lugar que dá acesso ao play-off de manutenção com o terceiro colocado da Segunda Liga.
Histórico: Só dá Benfica
Encarnados e vizelenses vão medir forças pela sexta vez no seu historial, num duelo pintado a vermelho. O Benfica venceu todos os cinco jogos entre ambos até agora, tendo marcado 14 golos e sofrido três.
Além do 1-0 da primeira volta, resolvido por Rafa, o Benfica conta com mais duas vitórias diante do Vizela na I Liga, na única época dos nortenhos entre os maiores do futebol português. Em 1984/85, o Benfica venceu fora por 2-1 e goleou depois em casa por 5-1.
As duas equipas já se encontraram na fase de grupos da Taça da Liga, tendo o Benfica vencido por 4-0 na Luz, em 2016/17. Também o único duelo na Taça de Portuga (4.ª eliminatória da época 2019/20) foi ganho pelos Encarnados por 2-1, fora de portas.
Das duas vezes que o Vizela jogou na Luz, acabou goleado: 4-0 e 5-1.
O que dizem os treinadores
Álvaro Pacheco, treinador do Vizela: "Acima de tudo, que não tenhamos medo de enfrentar este desafio de olhos nos olhos, que é como acho que temos de olhar para a vida. Temos mais um jogo pela frente. É o mais importante, porque é o próximo, contra uma grande equipa, mas não podemos desvirtuar aquilo que somos e o que nos trouxe até aqui. Temos uma identidade, uma forma de ser, uma forma de estar, portanto, é pegarmos nisto que nos trouxe até aqui e termos a coragem de continuar assim. Só com esta forma de encarar este desafio estaremos mais perto de conquistar os pontos, que é o que pretendemos, e assim consolidar a nossa posição na tabela."
Nélson Veríssimo, treinador do Benfica: "Acima de tudo, esperamos um Vizela com uma ideia bem vincada, à semelhança das ideias que transporta o seu treinador, alguém que está há três épocas no clube e que está lá com todo o mérito. Acredito que no nosso estádio não vai fugir muito a essa tónica. Eles devem defender num bloco mais baixo e apostar nas transições. Mais importante do que isso, são as ideias e as dinâmicas do nosso jogo. Agora, o jogo vai ser difícil, porque o nosso adversário é competente do ponto de vista individual e coletivo."
O Benfica-Vizela, da 26.ª jornada da I Liga, arranca às 20h15 e poderá ser seguido, como sempre, Ao Minuto no SAPO Desporto, com fotos e vídeos dos principais lances.
O jogo será arbitrado por Manuel Oliveira, juiz da Associação de Futebol do Porto, que será auxiliado pelos árbitros-assistentes Carlos Campos e Tiago Leandro, Flávio Lima será o 4.º árbitro. Na Cidade do Futebol estará André Narciso no papel de video-árbitro, Paulo Brás será o AVAR.
Manuel Oliveira já apitou o Benfica em 17 ocasiões. Com ele, os Encarnados nunca perderam.
Comentários