O Boavista venceu esta noite o Sporting por 2-1 em partida relativa à sétima jornada da Primeira Liga. Com este resultado, os leões quebram o seu ciclo vitorioso, e podem ver o primeiro lugar ainda mais longe. Já o Boavista alcança a sua terceira vitória consecutiva, e soma agora 15 pontos, ocupando o quarto lugar em igualdade com o Portimonense.
Veja aqui as melhores imagens da partida
Petit e Rúben Amorim resolveram repetir os mesmos onzes do último jogo, e que tão bom resultado lhes deu diante de Arouca e Tottenham, respetivamente.
Sporting começou melhor, controlando a partida nos primeiros minutos, e não permitindo ao Boavista ter a bola; através da mobilidade do seu trio avançado, os leões iam acercando-se da baliza do Boavista mas sem criar reais oportunidades de golo.
Apesar do domínio leonino, o primeiro remate à baliza pertenceu ao Boavista quando, aos 12 minutos, Bozenik rodou sobre Coates mas atirou à figura de Adán.
O Sporting continuava com a iniciativa de jogo, mas não conseguia criar oportunidades. Os leões procuravam canalizar o seu jogo pelos flancos com Porro e Nuno Santos muito activos e com grande pendor ofensivo; todavia o primeiro sinal de algum perigo surgiu de bola parada quando o livre de Trincão passou a rasar a barra da baliza de César.
Os leões chegaram mesmo a por a bola na baliza aos 23 minutos, mas o golo de Pedro Gonçalves acabou por ser invalidado pelo VAR.
Enquanto isso o Boavista ia tapando os espaços no seu meio-campo e procurava sair em transições rápidas; numa delas, aos 28 minutos, as 'panteras' tiveram pertíssimo de marcar, mas o remate de Bruno Lourenço à entrada da pequena área bateu com estrondo na barra da baliza de Adán. O Sporting dominava mas foi o Boavista que esteve mais perto de se adiantar no marcador.
No que a bolas nos ferros diz respeito, o Sporting não se ficou atrás e também acertou na barra através de Francisco Trincão, após um canto na direita.
Depois das ameaças o golo acabou mesmo por chegar, e para o Boavista. No segundo minuto de compensação, Kenji Gorré fugiu pela esquerda, tirou dois adversários do caminho e rematou contra Ugarte; a bola sobrou para Bruno Pinheiro que, com um remate indefensável, fez o primeiro da partida. Ao intervalo o resultado premiava a eficácia das 'panteras'.
A segunda parte começou tal como se esperava com o Sporting a mandar no jogo, à procura de dar a volta ao resultado. O Boavista procurava baixar o ritmo de jogo e lançar Kenji Gorré em velocidade para aproveitar os espaços dados pelos leões na sua retaguarda.
Tal como acontecera ao longo de todo o jogo, o Sporting criava mais desconforto aos axadrezados quando construíam pelos corredores, e foi precisamente dessa maneira que os leões chegaram ao empate; 55 minutos e um primoroso cruzamento de letra de Nuno Santos encontrou a cabeça de Marcus Edwards que cabeceou sem dificuldade para o fundo das redes axadrezadas.
Com o golo, o Sporting continuou a carregar, acercando-se com algum perigo da baliza do Boavista, já os homens de Petit estavam agora mais encolhida e continuavam a confiar os seus contra-ataques a Kenji Gorré, agora com mais espaço para explorar o corredor esquerdo.
Para continuar com a ideia, Petit trocou o desgastado Gorré por Salvador Agra, ao mesmo tempo que fazia entrar Ricardo Mangas para o lugar de Abascal. No Sporting a mexida foi forçada devido à lesão de Sebastian Coates, entrando Ricardo Esgaio para o seu lugar.
Com as alterações o Boavista conseguiu conter o ímpeto dos leões que agora já não mostravam a mesma acutilância dos primeiros minutos do segundo tempo. Perante essa situação, Amorim fez entrar Paulinho e Arthur Gomes para refrescar a frente de ataque.
Contudo, foi o Boavista que acabou por ser mais eficaz; contra-ataque pela direita e a bola a sobrar para o recém entrado Martim Tavares que acabou por ser derrubado por Ricardo Esgaio; penalty que Bruno Lourenço converteu no 2-1 para os axadrezados.
Até final o Sporting tentou reagir, recorrendo mais ao coração do que à cabeça, e por isso não foi capaz de reverter o resultado.
Com esta derrota, os leões podem ficar a onze pontos da liderança, enquanto que o Boavista sobe, ainda que provisoriamente, ao quarto lugar do campeonato.
Comentários