O treinador do FC Porto, Sérgio Conceição, foi multado esta quinta-feira com uma multa de 536 euros pela Secção Não Profissional do Conselho de Disciplina da Federação Portuguesa de Futebol na sequência da sua expulsão no jogo com o Desportivo das Aves em Aveiro a contar para a Supertaça Cândido Oliveira.
De acordo com o comunicado da Secção Não Profissional do Conselho de Disciplina da Federação Portuguesa de Futebol, Sérgio Conceição terá de pagar uma coima de 536 euros pela expulsão no jogo frente ao Desportivo das Aves na final da Supertaça Cândido Oliveira.
Segundo o relatório do árbitro do encontro, Sérgio Conceição foi expulso devido a protestos e atitude incorreta para com a equipa de arbitragem.
"Protestos e atitude incorreta para com a equipa de arbitragem. O treinador foi expulso por se dirigir ao árbitro e proferir as seguintes expressões: 'Vocês têm que marcar este tipo de faltas'. Após a expulsão, proferiu ainda as seguintes palavras: 'Vocês têm que ter as bolinhas no sítio. Isto não é nada c......", pode ler-se no comunicado.
Recorde-se que a Supertaça Cândido Oliveira é considerada uma prova amadora e que o protocolo estabelecido entre a Federação Portuguesa de Futebol e a Liga de Clubes determinada, entre vários pontos, que treinadores e jogadores de clubes profissionais sejam sujeitos ao Regulamento Disciplinar da Liga.
Embora no artigo 140.º do Regulamento Disciplinar da Liga esteja previsto a suspensão como sanção para expulsões no casos de protestos por parte de dirigentes, já no número 3 do artigo 168.º o castigo previsto para treinadores seja apenas uma multa, reservando nestes casos a suspensão para casos de ‘Lesão de honra’.
"No caso da infração prevista no artigo 140.º, a sanção de suspensão não será aplicável aos treinadores e aos auxiliares técnicos", pode ler-se no número 3 do artigo 168.º do Regulamento Disciplinar da Liga.
Como a única ferramenta de decisão em que o Conselho de Disciplina baseia as suas decisões, a Secção Não Profissional do CD da FPF entendeu que os protestos de Sérgio Conceição não se enquadraram no campo da 'Lesão da Honra' e que o técnico do FC Porto se limitou a protestar uma decisão da equipa de arbitragem liderada por Luís Godinho.
Recorde-se que o Conselho de Disciplina da FPF tem a Secção Não Profissional liderada pelo vice-presidente Álvaro Batista enquanto que José Manuel Meirim é o presidente.
Comentários