O ex-treinador do Paços de Ferreira Costinha disse hoje que o Sporting de Braga será uma das equipas que vai fazer frente aos três grandes na luta pelo título da Primeira Liga Portuguesa de Futebol.

"Vai ser uma luta interessante (Benfica, Sporting e Porto), posso incluir aí o Braga que se está a reforçar e com bons jogadores", afirmou o antigo internacional português em Toronto, no Canadá, em declarações à agência Lusa.

O ex-treinador do Paços de Ferreira e do Beira Mar também disse que a "grande responsabilidade pertence ao campeão Benfica" na revalidação do título, mas alerta que "com muitas mudanças (no plantel) as coisas complicam-se".

"Sabemos que o Benfica está a perder quase todos os jogadores da espinha dorsal, mantém no entanto um excelente treinador (Jorge Jesus), e jogadores que dão garantias de poder segurar a equipa", referiu.

Quanto ao FC Porto, Costinha declarou que "após uma época má", o clube presidido por Pinto da Costa "regressa sempre em força" e tem feito "boas contratações".

Agora é "esperar pelo início do campeonato para ver o que pode fazer".

Quanto ao Sporting, "perdeu um grande treinador (Leonardo Jardim), mas contratou outro grande técnico (Marco Silva)", mantendo a sua base, e se Rui Patrício, William Carvalho, Islam Slimani, e Marcos Rojo permanecerem, mantêm uma "equipa forte", porque conseguiram ir buscar alguns bons jogadores, obviamente que a fasquia "está mais alta, porque na época passada não se exigia nada, e este ano já se quer ser campeão nacional".

"Jogar num clube como o Sporting, Benfica ou Porto tem-se quase por obrigação de jogar pelos lugares cimeiros, e os jogadores têm de estar preparados para isso", concluiu.

O "ministro", como era apelidado pelos colegas, encontra-se atualmente a concluir o terceiro nível do curso de treinador e "aguarda pelo momento oportuno" para voltar a treinar uma equipa.

Costinha participou na segunda-feira num jogo de antigos futebolistas entre Portugal e Itália, e visitou na terça-feira o Soccer Camp da Academia do Sporting de Toronto, juntamente com o ex-leão Beto, onde partilharam experiências com os jovens futebolistas.