Ao bater, na noite de segunda-feira, o Paços de Ferreira por 2-0 no encontro que fechou a 12ª jornada da Liga portuguesa 2019/20, o FC Porto somou o sexto jogo da época sem sofrer golos na prova na qualidade de anfitrião, em outros tantos disputados no seu recinto. Se juntarmos também os encontros disputados para a Taça da Liga e Taça de Portugal, são oito encontros disputados em casa nas provas nacionais esta temporada e...zero golos sofridos!

Trata-se de um feito que mais nenhuma equipa entre todas as que disputam as dez principais Ligas europeias (de acordo com o ranking da UEFA) consegue imitar. A seguir aos 'azuis-e-brancos', o melhor registo entre esses dez campeonatos é mesmo de outra equipa portuguesa, o Vitória de Setúbal, com apenas um golo sofrido a jogar em casa na Liga portuguesa. Fora de Portugal os melhores registos defensivos caseiros nessas dez Ligas pertencem a PSG, em França, Ajax, na Holanda, com dois golos sofridos.

Para a Liga portuguesa, os 'dragões' só sofreram mesmo um golo nas últimas dez partidas no seu estádio. O seu autor foi Luiz Phellype, avançado do Sporting, que apontou o golo de honra dos 'leões' na derrota por 2-1 dos 'leões' no Estádio do Dragão, na última jornada da temporada passada.

Uma consistência defensiva no Estádio do Dragão que o FC Porto não está conseguir replicar na Europa. Se, a nível nacional, Agustín Marchesín e Diogo Costa ainda não foram buscar a bola ao fundo das redes, nas provas europeias tal já sucedeu cinco vezes em três jogos, tendo a turma de Sérgio Conceição sofrido pelo menos um golo em todas essas partidas (duas para a fase de grupos da Liga Europa e uma para a 3ª pré-eliminatória da Liga dos Campeões).

Melhor registo defensivo caseiro nas dez principais Ligas europeias em 2019/20

Espanha: Athletic Bilbau - 8 jogos, 3 golos sofridos

Inglaterra: Leicester - 7 jogos, 4 golos sofridos

Alemanha: Dortmund e Feiburg - 6 jogos, 6 golos sofridos

Itália: Inter, Nápoles e Lázio - 7 jogos, 6 golos sofridos

França: PSG - 7 jogos, 2 golos sofridos

Rússia: Zenit - 8 jogos, 5 golos sofridos

Portugal: FC Porto - 6 jogos, 0 golos sofridos

Bélgica: Club Brugge - 9 jogos, 3 golos sofridos

Holanda: Ajax - 7 jogos, 2 golos sofridos

Ucrânia: Desna - 8 jogos, 4 golos sofridos

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Desporto. Diariamente. No seu email.

Notificações

SAPO Desporto sempre consigo. Vão vir "charters" de notificações.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.