Pedro Gonçalves sagrou-se melhor marcador da I Liga 2020/21 com o hat-trick que apontou frente ao Marítimo, na goleada por 5-1 do Sporting sobre os madeirenses, na derradeira jornada da I Liga. O jogador do Sporting superou, assim, Seferovic no topo da lista de goleadores da prova e, mais do que isso, fez história: é que quebrou com um 'jejum' de 25 anos sem um jogador português como melhor marcador do escalão principal do futebol português.

Fora em 1995/96 que tal acontecera pela última vez, com Domingos Paciência liderar então a tabela com 25 golos ao serviço do FC Porto. Pelo meio, Simão Sabrosa, em 2002/03, pelo Benica, terminou com os mesmos golos do melhor marcador dessa temporada, o Fary Faye, do Beira-Mar, mas ficou em segundo lugar por ter mais minutos jogados do que o ponta-de-lança senegalês.

Desde 1996, então, só jogadores estrangeiro tinham conquistado o troféu de melhores marcadores: Mário Jardel (por cinco vezes), Pena, Fary, Benny McCarthy, Liedson (por duas vezes), Meyong, Lisandro López, Nenê, Óscar Cardozo (por duas vezes), Hulk, Jackson Martínez (por três vezes), Jonas (por duas vezes), Bas Dost, Haris Seferovic e Carlos Vinícius.

O registo de Pedro Gonçalves supera claramente os 19 tentos que valeram a Vinícius (Benfica) o ‘título’ na época passada e igualam precisamente o de Seferovic, que em 2018/19 ganhou com os mesmos 23 tentos, três à frente de Bruno Fernandes.