Na passada segunda-feira, antes do jogo com o Vitória de Setúbal e que terminou com a vitória dos leões por 2-1, a sede da claque Juventude Leonina foi alvo de uma operação policial por parte de elementos da PSP. Na sequência desta acção, a claque esclarece hoje, em comunicado o sucedido.

Leia o Comunicado

A Associação Juventude Leonina esclarece a opinião pública sobre os acontecimentos do passado dia 19 de Abril de 2010, em que se verificou, por volta das 19h30m, em simultâneo nas três sedes dos grupos de apoio organizado do SPORTING CLUBE DE PORTUGAL, uma operação policial no âmbito da prevenção contra o crime no desporto.

1.    A Associação Juventude Leonina existe há mais de 34 anos e tem como única finalidade o apoio ao SPORTING CLUBE DE PORTUGAL.

2.    A Associação Juventude Leonina colaborou desde a primeira hora de uma forma sensata para com a situação, sendo os seus elementos e as suas instalações completamente revistadas.

3.    Depois das cerca de três horas que decorreu esta operação policial, não foi encontrado na sede da Associação Juventude Leonina qualquer tipo de armas, sejam armas brancas, bastões, material pirotécnico, etc… Reforçamos, não foi encontrada nenhuma arma na sede da Associação Juventude Leonina.

4.    Os dirigentes da Associação Juventude Leonina trabalham com afinco naquilo que são as funções de uma claque de apoio organizado, o apoio incondicional ao clube, seja dentro ou fora de campo, e esforçam-se por mudar a imagem que a opinião pública tem do fenómeno das claques em Portugal.

5.    Não só no seio da Associação Juventude Leonina, mas por muitas das “curvas” existentes nos estádios de futebol, se verificaram já acontecimentos reprováveis, mas são estes os únicos a serem, reiterada e unicamente, destacadas pelos órgãos de comunicação social.

6.    Os órgãos de comunicação social continuam a negar mostrar o lado bom das claques. Com efeito, são as claques que acompanham os clubes para onde quer que eles vão, faça chuva ou faça sol, são elas que dão colorido e ambiente aos estádios. As claques reflectem o espelho da sociedade, albergando pessoas de diferentes etnias e diferentes classes sociais, é bom realçar que existe muita gente de bem nas claques.

Sem mais, continuaremos a lutar pelo motivo que da nossa existência, apoiar incondicionalmente o SPORTING CLUBE DE PORTUGAL.

Obrigado a todos os nossos sócios e simpatizantes que nos ajudaram a construir esta grade história chamada Juventude Leonina.