Octávio Machado foi aconselhado a descansar, depois de ter ser internado de urgência no hospital Dr. Nélio Mendonça, no Funchal.

"Fizemos exames complementares e está tudo normal. Neste tipo de situação aconselha-se ficar em observação durante 24 horas e, portanto, amanhã, por volta das 18 horas, será sujeito a uma nova avaliação e aí iremos definir o prognóstico", disse Patrício Freitas, médico do hospital Dr. Nélio Mendonça, citado pelo Record.

Na altura em que o diretor desportivo do Sporting foi transportado para o hospital, chegou-se a falar que teria sofrido um AVC, hipótese colocado de parte mais tarde pelo Sporting. De acordo com o médico que observou Octávio Machado, ester terá sofrido um acidente isquémico transitório (AIT).

"AVC? Para já não. Há dois diagnósticos possíveis: é dentro da mesma entidade, mas considera-se AIT (acidente isquémico transitório) se há recuperação nas primeiras 24 horas; AVC se perdura além desse tempo. Se for um AIT, o senhor Octávio Machado poderá, nas 24 horas seguintes, viajar para o continente. Se for um AVC, terá de ficar uma semana na Madeira. Deu entrada no hospital com formigueiros na mão direita, mas consciente e colaborante. Muito orientado, sempre bem-disposto. Melhorou gradualmente. Está perfeitamente lúcido", contou Patrício Freitas aos jornalistas, adiantando depois o que terá estado na origem da má disposição do dirigente leonino.

"Provavelmente terá a ver com a forma como vive o futebol. Penso que é normal, ainda para mais num momento em que representa um grande clube. Consideramos um AIT, mas é considerado um fator de risco para o futuro. Vai precisar de fazer exames mais elaborados. Penso que nos próximos tempos convém descansar um pouco e ver como as coisas evoluem. Entre 15 dias e um mês", atirou.