O internacional português Pepe celebra, este domingo, 40 anos. O defesa soma 22 jogos durante a 22.ª época como profissional, numa carreira em que conquistou quase três dezenas de títulos e também representou o Marítimo (2001-2004), os espanhóis do Real Madrid (2007-2017) e os turcos do Besiktas (2017-2019), acumulando duas passagens pelo FC Porto (2004-2007 e desde 2018/19).

Sérgio Conceição, treinador do FC Porto, foi um dos que enalteceu publicamente o exemplo de Pepe, à margem da conferência de imprensa de antevisão do jogo com o Gil Vicente.

"Já tive algumas intervenções públicas a falar do Pepe e nunca é demais referir que ele é um atleta absolutamente excecional. Não podemos dissociar disso aquilo que é enquanto pessoa, homem e chefe de família. É a partir desses valores e dessa base que, depois, o Pepe é tudo o resto. É uma pessoa fantástica e daquelas que tive o prazer de conhecer como jogador, mas que vai ficar para a vida como amigo, porque eu me revejo em muitas das coisas que o Pepe é como pessoa”, admitiu o técnico, em conferência de imprensa.

“Fico extremamente feliz por ele completar 40 anos com esta vitalidade, saúde, forma de estar e ambição. Se há jogador que encarna os tais pilares que temos no FC Porto e são inegociáveis, é ele. Encarna isso como ninguém. Mostra o rigor que nós pedimos e a sua competência, após ter jogado muitos anos ao mais alto nível com os melhores do mundo, além da ambição diária que continua a ter para ganhar e aprender alguma coisa a cada minuto. Só consegue tudo isso com uma paixão enorme pelo futebol e pela vida”, notou.