A sexta vitória seguida do FC Porto na I Liga 2021/22 teve grande contributo de Luis Diaz, o melhor marcador da prova com nove golos em 11 jogos. O colombiano está num grande momento de forma e voltou a bisar, tal como já tinha feito diante do Moreirense esta época. O extremo colombiano de 24 anos faturou nos últimos três jogos dos Dragões e voltou a ultrapassar o colega Taremi na lista de goleadores da I Liga.

A vitória é uma espécie de vingança para o FC Porto, que foi afastado há menos de duas semanas da Taça da Liga por este Santa Clara no mesmo palco. Os Dragões vão para mais uma paragem do Campeonato na liderança, a par do Sporting, tendo reforçado o estatuto de melhor ataque.

Veja as melhores imagens do jogo!

O Jogo: Muito Diaz (e FC Porto) para pouco Santa Clara

Intratável no um-contra-um. Visão de jogo. Difícil de parar quando arranca em velocidade. Capacidade finalizadora melhorada. Luis Diaz está lançado para fazer a melhor época da carreira, numa altura em que grandes Ligas chamam pelo seu nome. É, de longe, o melhor elemento do FC Porto nesta altura, e muito da produção ofensiva da equipa tem o seu 'dedo'.

Para confirmar esta ideia, é preciso ir aos números, embora estes nem sempre sejam justos com as exibições dos jogadores. O posicionamento sem bola, as desmarcações para abrir espaço para entrada de colegas, as simulações na área que às vezes são quase meio golo, a criação de superioridade numérica antes dos dois últimos passes para golo são dados importantes de um jogo que fogem à estatística, muito em voga por estes dias.

E os números de Luis Diaz dizem que não há melhor que ele na I Liga quando o assunto é golo. Leva nove golos marcados em 11 jogos, além de duas assistências, o que quer dizer que participa num golo do FC Porto a cada jogo. Em apenas 16 jogos já marcou 11 golos, dois deles na Champions. Ou seja, já fez tantos golos como os que marcou na época passada, a sua melhor, quando fez 47 jogos.

Nos Açores, onde o FC Porto tinha sido afastado da Taça da Liga há menos de duas semanas com uma derrota por 3-1, os Dragões foram crescendo no jogo com o passar dos minutos.

Diante do Santa Clara, no Estádio de São Miguel, Luis Diaz deu o primeiro sinal aos 12 minutos e perdeu uma bela oportunidade aos 18, num remate demasiado colocado, ao lado, após passe de Otávio.

O 0-0 era o melhor que o Santa Clara podia pedir dos primeiros 45 minutos mas o pé esquerdo de Sérgio Oliveira tinha outras contas. Tiro de fora área, golo e Dragões mais tranquilos para encarar o segundo tempo.

Aí entrou em ação o homem do momento do FC Porto. Logo no primeiro minuto, correspondeu a um belo passe de Otávio e fez o 2-0, marcando o seu terceiro golo de cabeça na I Liga (André Luiz do Moreirense lidera neste capítulo com quatro, Estupiñan do Vitória de Guimarães também tem três).

O crescimento do extremo colombiano de 24 anos também se vê na frieza à frente da baliza. Se nas duas anteriores épocas de Dragão ao peito eram-lhe apontadas debilidades na definição, Luis Diaz aprimorou a arte de marcar golos e raramente falha, principalmente frente ao guarda-redes. Com o Santa Clara com menos um, aproveitou um passe de Zaidu na esquerda, tirou o guardião do caminho e fez o 3-0 final.

Saiu aos 85 minutos, para a ovação, num encontro onde, além dos dois golos, ganhou dois dos três duelos aéreos que disputou, fez três passes para finalização e conseguiu ter sucesso em três dos cinco dribles que tentou, de acordo com dados do 'GoalPoint'.

Olhando para o lado coletivo do jogo, o FC Porto foi superior em todos os capítulos diante do último colocado da I Liga. 23 remates contra três, 10 deles enquadrados com a baliza, contra apenas um do Santa Clara, equipa que sentiu muitas dificuldades a partir dos 63 minutos, quando Alano foi expulso com duplo amarelo. A equipa de Sérgio Conceição terminou o jogo com 68 por cento de posse de bola.

Números que fazem do Dragão o melhor ataque da I Liga, com 29 golos, segunda defesa menos batida, com sete golos (Sporting é a melhor, com quatro), e líder, a par do do Sporting, com 29 pontos, antes de mais uma paragem para os compromissos das seleções.

E o Brasil que se prepara: recebe a Colômbia no dia 12 de novembro, no Arena São Paulo, num encontro onde os caffeteros esperam contar com a inspiração de Luis Diaz, tal como aconteceu na Copa América 2021, para manter o quarto posto na qualificação sul-americana de apuramento ao Mundial2022.

Momento-chave: Vai já daqui

No primeiro tempo o FC Porto até tinha criado algumas situações de golo mas estava a ter dificuldades em bater a defesa contrária. Numa recuperação em zonas altas, a bola chegou até Sérgio Oliveira que arriscou de pé esquerdo, de fora da área. A bola foi meio enrolada mas com a direção certa: bateu no poste mas só parou no fundo das redes, aos 42 minutos. Os Dragões iam com outra bagagem para o intervalo.

Os Melhores: Novamente Diaz

O Melhor Marcador da I Liga, voltou a fazer duas suas, com mais dois golos e uma bela exibição. Luis Diaz o principal desequilibrador do FC Porto neste momento, tanto à esquerda como pelo meio.
Otávio também brilhou, com duas assistências para golo, além da sua entrega e raça na pressão e recuperação de bola. Do Santa Clara, destaque para o guardião Ricardo Fernandes, autor de um par de defesas de grande nível.

Em tarde 'não': Alano não ajudou

Frente aos 'grandes', qualquer erro paga-se caro. Alano foi expulso aos 17 minutos do segundo tempo, com duplo amarelo, após pisão sobre Grujic. O problema foi o primeiro amarelo, que viu por protestos. Reclamou mais do que jogou. Foi a sua 8.ª expulsão na carreira, a 4.ª na I Liga em 66 jogos.

Santa Clara precisa de dar a volta por cima o mais cedo possível. Somou a terceira derrota seguida na prova e o 7.º jogo sem vencer na Liga. Tem o pior ataque, a par do B- SAD, com sete golos marcados, e a defesa mais batida, com 23 golos encaixados em 11 jogos.

Reações

"FC Porto teve vitória incontestável", considera Tiago Sousa. Mansur diz que a expulsão condicionou

Conceição destaca golo "de uma beleza incrível", Luis Diaz "feliz por ter ajudado"

Veja o resumo do jogo!

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.