O Sporting deu mais um passo rumo ao título de campeão nacional ao vencer, esta quarta-feira, o Rio Ave por 2-0 em Vila do Conde, em jogo referente à 31.ª jornada da I Liga. Pedro Gonçalves, de penálti, e um grande golo de Paulinho deram a vitória ao leões, que ficam perto de alcançar um feito que lhes escapa há 19 anos.

Com este triunfo, o emblema de Alvalade coloca-se provisoriamente a nove pontos do FC Porto, que joga esta quinta-feira no Estádio da Luz. Faltam três jornadas para o leões e ainda quatro para os dragões.

Tal como tem vindo a ser habitual nos últimos jogos do Sporting, centenas de adeptos juntaram-se esta noite nas imediações do Estádio do Rio Ave para receber a comitiva leonina, cuja equipa lidera atualmente a I Liga quando faltam apenas quatro jornadas para o fim.

Quanto ao onze do Sporting, João Pereira foi a grande novidade, fazendo a sua primeira titularidade desde que voltou aos leões. Houve ainda quatro mudanças na equipa inicial leonina. Adán regressou após castigo no lugar de Maximiano, João Pereira tomou conta do lugar de Pedro Porro (problemas musculares), João Mário regressou ao meio-campo (saiu Bragança) e Gonçalo Inácio também de regresso à defesa após castigo, no lugar de Neto.

Já no Rio Ave, Miguel Cardoso muda apenas o lateral-direito face a Portimão. Entra Ivo Pinto e sai Costinha.

Aos 29 minutos, foi assinalado uma grande penalidade para a equipa leonina. Feddal cabeceou após canto de Nuno Mendes, Ivo Pinto tentou evitar que a bola sobrasse para Paulinho e acabou por tocar com a mão. Fábio Veríssimo, alertado pelo VAR, foi ele mesmo ver as imagens e assinalou o castigo máximo. Na conversão, Pedro Gonçalves rematou a bola para um lado, guarda-redes para o outro, colocando o Sporting em vantagem.

Antes do golo leonino, o Sporting tinha rematado duas vezes (Coates e Palhinha) aos ferros da baliza defendida por Kieszek.

No segundo tempo, depois da expulsão de Tarantini (banco de suplentes), por protestos, Paulinho aumentou a vantagem leonina com um grande golo de Paulinho. A defesa do Rio Ave alivia a bola, o avançado português encontra espaço, enche o pé e remata do meio da rua. Kieszek nem se mexeu.

Os leões, que garantiram um lugar na Liga dos Campeões 2021/22, passaram a contar 79 pontos, contra 70 do FC Porto (2.º) que se desloca na quinta-feira ao reduto do Benfica (3º com 66). O Rio Ave somou o nono jogo sem ganhar e é 15.º, com 31.

Se os portistas não vencerem na Luz, o Sporting ficará a um ou dois pontos de repetir 2001/2002 e dependente apenas de si para se sagrar campeão na terça-feira, na receção ao Boavista. Também o poderá ser na segunda-feira, após o FC Porto-Farense.

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.