Miles Svilar foi utilizado frente ao Desportivo das Aves e entrou no grupo de guarda-redes que se estrearam com 18 anos nas 10 principais ligas da UEFA. Com 18 anos e 56 dias, o belga colocou-se no pódio dos mais novos na altura das estreias superando Andriy Lunin, do Zorya, da Ucrânia, que jogou com 18 anos e 162 dias.

Mais novo do que o guarda-redes do Benfica apenas Donnarumma que se estreou pelo AC Milan com 16 anos e 240 dias de idade. O guardião italiano era visto como um fora de série a assumiu, desde então, o comando da equipa ‘rossoneri’.  Para além de Svilar, Donnarumma e Lunin, Safonov, do Krasnodar, Uzoho, do Deportivo da Corunha e Lafont, do Toulouse também entram nesta lista.

A presença do belga no encontro da Primeira Liga serve, segundo a imprensa belga, de confirmação do ‘plano’ de Svilar quando decidiu que queria sair do Anderlecht. Na formação da Liga Belga, o guarda-redes não era a opção principal, mas tinha crença de ter oportunidades de jogar a titular noutras equipas. A ida para o clube da Luz serviu como primeiro passo dessa intenção que tem vindo a dar certo visto que conquistou a confiança de Rui Vitória.

A imprensa inglesa dava conta, no rescaldo do jogo entre o Benfica e o Manchester United, que José Mourinho tinha intenção de contar com o belga, mas que esbarrou nas intenções do jovem jogador que pretendia ter oportunidade de jogo que seriam escassas nos ‘red devils’.

Svilar foi o guarda-redes escolhido por Rui Vitória nos últimos dois encontros dos ‘encarnados’ e tudo indica que o jovem de 18 anos vá manter a titularidade nos próximos. Na próxima jornada o Benfica enfrenta o Feirense no Estádio da Luz antes viajar para Inglaterra onde vai defrontar o Manchester United na quarta jornada da fase de grupos da Liga dos Campeões.

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.