O Sporting venceu este domingo o V. Guimarães, por 4-1, no Estádio de Alvalade, em partida da 26.ª jornada da Primeira Liga. Os golos foram marcados por João Mário (14’), Adrien (34’), Slimani (45’) e Nani (75') para os homens da casa e Kanu para a turma de Guimarães.

Depois das escorregadelas dos rivais Benfica e FC Porto, o Sporting recebeu o Vitória de Guimarães com o sonho do título ainda presente na cabeça. Marco Silva manteve Ewerton no centro da defesa e deu a titularidade a William Carvalho, regressado de castigo. Miguel Lopes ocupou a vaga do castigado Cédric na lateral direita. Na formação do Minho, Sami (após cumprir castigo) por troca com Otávio, foi a única alteração em relação à última jornada.

O V. Guimarães apresentou-se atrevido em casa do terceiro classificado, com uma sequência de cruzamentos que apenas serviram para acordar o Sporting. Aos 14’, João Mário, de cabeça, fez o primeiro dos "leões" e o 5.º da conta pessoal após bom trabalho de Miguel Lopes proveniente da direita.

O tento fez bem ao Sporting, que intensificou a pressão perante um V. Guimarães intranquilo. A turma da casa parecia querer resolver rapidamente a partida e 20 minutos depois deu um grande passo para segurar o triunfo com Adrien a converter um penálti sancionado por Jorge Sousa depois de Josué ter tocado com a mão na bola perante o remate de Nani.

O internacional luso fez o seu terceiro de grande penalidade na Liga. Mesmo antes do intervalo, os minhotos sofreram numa jogada que parecia uma cópia do golo com o qual João Mário que abriu o encontro. Miguel Lopes cruzou da direita e Slimani encostou, de cabeça, ao segundo poste com a baliza completamente descoberta.

Deste modo, os pupilos de Marco Silva foram para o intervalo com uma vantagem confortável e apenas precisaram de gerir a partida no período complementar.

Regressados do balneário, o conjunto de Guimarães teve uma oportunidade de ouro para reduzir a desvantagem, mas Rui Patrício evitou o golo de Tomané após um ressalto.

O Sporting tirou o pé do acelerador e o V. Guimarães desperdiçou novo golo com a bola a embater no poste da baliza à guarda de Rui Patrício, após cabeceamento de Gui. O quarto golo surgiu por intermádio de Nani, de grande penalidade, a castigar uma falta de Nii Plange sobre Carlos Mané.

Aos 81', Paulo Oliveira vê o segundo amarelo por ter cometido falta sobre Tomané e acaba expulso. Na sequência do livre, Kanu fez o tento de honra numa jogada confusa e recompensou homens de Rui Vitória depois de terem feito uma boa segunda parte.

Com a vitória sobre o V. Gumarães, o Sporting aproveitou assim a derrota do Benfica e o empate do FC Porto e está agora a seis pontos dos portistas e a nove do rival de Lisboa.