Numa altura em que o Ministério Público acredita que Pinto da Costa é o epicentro de um esquema de comissões ilícitas cobradas em transferências de jogadores, o FC Porto começa a pensar na sucessão do presidente.

Segundo escreve o jornal desportivo Record, o clube da Invicta já definiu a linha de sucessão a Pinto da Costa, que deve passar por Vítor Baía, antigo guarda-redes do FC Porto e atual vice-presidente do clube e também administrador da SAD.

A referida fonte destaca que Vítor Baía já está a ser preparado para avançar para o poder, caso Pinto da Costa seja impedido de continuar na presidência do FC Porto, seja judicialmente ou por questões de saúde.

Já no início desta semana, na cerimónia dos Dragões de Ouro, Pinto da Costa fez um discurso emotivo no qual abordou a possibilidade de deixar a liderança do clube em breve.

"Vou terminar parafraseando Fernando Pessoa como fiz no início: Deus quer, o Homem sonha e a obra nasce. Eu penso que Deus quer que eu não esteja durante muito mais tempo a cumprir a missão para a qual me destinou, mas eu sonho, continuo a sonhar que ainda vou poder ser durante mais algum tempo útil ao FC Porto. E continuo a sonhar e tenho a certeza que Deus me permitirá mostrar no sítio certo que a orquestração de certa comunicação social, de calúnia e mentira para me afrontar a mim, ao FC Porto e aos meus amigos, estou certo que vou a tempo de mostrar aquilo que sempre fui, como os meus pais me ensinaram. A obra continuar a crescer sempre, comigo, com quem vier, porque o FC Porto é eterno", referiu o presidente dos dragões.

Por outro lado, também Vítor Baía falou sobre a possibilidade de ser o próximo presidente do FC Porto, numa entrevista ao Jornal de Notícias.

"Para mim, é o máximo do que é ser FC Porto. Sou um privilegiado por estar todos os dias com ele [Pinto da Costa], por poder conversar sobre todos os temas e fazer todas as perguntas sobre o caminho a seguir pelo FC Porto, havendo sempre grande recetividade da parte dele. Penso que não tenho defraudado as expectativas dele, desde o dia em que me convidou", disse o antigo guarda-redes do FC Porto.

Recorde-se que Pinto da Costa tem 83 anos e é presidente dos dragões desde 1982.

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.