A contratação de Ricardo Quaresma, anunciado com pompa e circunstância como reforço, num vídeo de apresentação que correu o mundo, seria por si só motivo suficiente para que o V.Guimarães fosse, nesta I Liga 2020/21 que agora arranca, uma das equipas a ser seguida com maior curiosidade por parte daqueles que seguem com mais atenção o futebol nacional.

O veterano extremo internacional português é, sem dúvida, um reforço de peso e dos seus pés os adeptos vimaranenses esperam ver sair muita magia, muitas trivelas e muitas assistências. Mas os motivos de interesse deste V.Guimarães versão 20/21 não se esgotam em Quaresma e são muitas as razões para estar atento ao que os 'conquistadores' vão conseguir fazer esta temporada.

Depois de, apesar do bom futebol praticado ao longo de toda a última época, ter falhado a equipa falhar o objetivo de repetir a presença nas competições europeias, a direção do conjunto da cidade-berço, apostada em diminuir distâncias para o eterno rival Sp.Braga e fazer o clube subir de patamar, resolveu levar a cabo uma profunda revolução no plantel. A começar pela equipa técnica.

Aposta em Tiago Mendes para treinador aguça curiosidade

Ivo Vieira, que tinha assumido o comando técnico do V.Guimarães no início da temporada de 2019/20, deixou o clube e, para assumir o leme dos 'conquistadores' o presidente Miguel Pinto Lisboa surpreendeu com uma aposta em Tiago Mendes. O ex-internacional português vai, assim, abraçar o seu primeiro desafio como treinador principal, depois de ter trabalhado como adjunto de Diego Simeone no At.Madrid.

"Durante toda a minha carreira, e durante a minha vida, sempre adorei desafios, este é um grande desafio para mim. A exigência é máxima, e eu sempre me habituei a viver neste estado de exigência", referiu o antigo médio, que como jogador representou clubes como o Benfica, a Juventus ou o Chelsea, para além dos 'colchoneros'.

Estou aqui de alma e coração, deixarei tudo por este clube, sinto-me mesmo muito feliz por começar esta nova temporada, e o que mais quero é começar a trabalhar com todos vocês dentro de campo. Aí sim, é onde me sinto bem, aí sim é onde vamos conquistar coisas", garantiu.

A expectativa é grande para ver se Tiago, que nos tempos de jogador trabalhou às ordens de técnicos como José Mourinho, Gérard Houllier, Claudio Raniri, ou Diego Simeone, consegue ter como treinador uma carreira ao nível daquela que teve como futebolista.

Reforços: Quaresma...e mais 15

Ricardo Quaresma é, claro, o reforço de maior destaque do V.Guimarães para esta época. Mas há muitos mais. Ao todo, são nada mais nada menos do que 16 as caras novas no plantel. Nenhum outro clube desta I Liga efetuou tantas contratações.

O indomável Mustang é o novo 'rei' do Castelo. Eis o vídeo de apresentação de Quaresma
O indomável Mustang é o novo 'rei' do Castelo. Eis o vídeo de apresentação de Quaresma
Ver artigo

Entre os reforços há vários jovens com passagens pelas camadas jovens de clubes como Chelsea, Leipzig ou Mónaco  e que, se seguirem em linha com o que Marcus Edwards demonstrou na última época, poderão afirmar-se como algumas das revelações da prova.

Marcus Edwards que vai continuar em Guimarães em 2020/21. E essa é outra boa notícia para os 'conquistadores', que aliada à continuidade de outros jogadores que também mostraram valor na época transata, como os avançado Bruno Duarte e Rochinha, o médio Poha ou os defesa Sacko e Pedro Henrique,  leva a que o conjunto vimaranense seja visto como uma das equipas a ter em conta nesta nova edição da I Liga.

Resta saber se a permanência desses jogadores e a chegada dos muitos reforços será suficiente para compensar a saída dos (vários) jogadores que rumaram a outras paragens depois de terem sido elementos-chave do plantel em 19/20, caso de nomes como Davidson, João Teixeira, Hanin ou Pêpê Rodrigues.

Um departamento de Comunicação e Marketing a dar cartas

Mas não é só dentro das quatro linhas que este 'novo' Vitória promete dar que falar. As finanças do clube parecem estar em ordem e, como ficou demonstrado com a chegada de Ricardo Quaresma e a forma como este foi apresentado, os vimaranenses prometem começar a apostar forte na comunicação e no marketing, com campanhas atrativas e apelativas, que coloquem o clube 'nas bocas do mundo'.

Um objetivo que o clube da 'cidade-berço' parece estar a conseguir alcançar. A apresentação de Quaresma chegou à imprensa internacional e novas ações de marketing também já estão a ser noticiadas, como a de, face ao facto de a I Liga comçar ainda sem público nas bancadas, ir levar um pequeno número de adeptos a assistir a partir da tribuna presidencial ao primeiro jogo da equipa no D.Afonso Henriques na presente edição da prova. Também neste capítulo o V.Guimarães promete ter uma época em grande.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Desporto. Diariamente. No seu email.

Notificações

SAPO Desporto sempre consigo. Vão vir "charters" de notificações.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.