A seleção cabo-verdiana perdeu por 1-2 com a Serra Leoa em jogo da 1ª jornada do Grupo B africano, de apuramento ao Mundial´2014. Um golo de canto direto e outro num pontapé de bicicleta ditaram a derrota dos "Tubarões Azuis" em Freetown. Marco Soares fez o tento de Cabo Verde no último lance do encontro.

Cabo Verde tinha grandes expetativas para este jogo. Uma vitória garantiria os três pontos e galvanizava a equipa para o jogo contra a Tunísia, daqui a uma semana na cidade da Praia. E até começou bem. Aos sete minutos Babanco rematou forte para defesa do guarda-redes contrário para canto, numa bola que ia com selo de golo.

Quem não marca, sofre

Não marcou Cabo Verde, marcou a Serra Leoa. E que golo. Na marcação de um canto, Kei Kamara atirou diretamente para o fundo da baliza de Ernesto. Um golo de canto directo, algo muito raro no futebol atual.

Este tento veio abalar a estrutura dos "Tubarões Azuis" que tiveram cinco minútos caóticos. Aos 13 minutos o árbitro anulou um golo a Serra Leoa, por considerar que havia fora-de-jogo. Um alívio para a selecção cabo-verdiana.

Após o golo, Cabo Verde partiu à procura do empate mas voltaria a falhar na hora de colocar a bola dentro da baliza. Numa sucessão de tabelinhas entre Babanco e Zé Luís, o médio agora do Olhanense rematou colocado para mais uma grande defesa do guarda-redes da Serra Leoa, numa "sapatada" para canto.

E tal como no primeiro golo, que surgiu após Cabo Verde falhar na outra baliza, a Serra Leoa fez o 2-0, num pontapé de bicicleta. Uma obra de arte da autoria de Sheriff Suma.

Marco Soares marcou tarde...

Na segunda parte Lúcio Antunes ainda tentou mudar o rumo dos acontecimentos, com as entradas de Djaniny, Marco Soares e Lito, para os lugares de Sténio, Odair e Babanco.

A jogar com quatro avançados, Cabo Verde criou poucas oportunidades de golo. Zé Luís ainda introduziu a bola na baliza contrária mas o árbitro do encontro, o ganês Agbovi, anulou o golo por considerar que o avançado cabo-verdiano fez falta.

Já na última jogada do encontro, surgiu o golo cabo-verdiano. Marco Soares, ex-capitão da U. Leiria, rematou forte e contou com uma preciosa "ajuda" do guarda-redes contrário, ele que já tinha evitado em duas ocasiões o golo dos "Tubarões Azuis". Uma derrota que não estava nos planos da seleção treinada por Lúcio Antunes.

O próximo encontro dos "Tubarões Azuis" é no Estadio da Várzea, frente a Tunísia, de apuramento ao Mundial´2014. Uma semana depois Cabo Verde defronta o Madagáscar, na 2ª mão da 2ª eliminatória de acesso ao CAN´2013. Os "Tubarões  Azuis" venceram no primeiro jogo por 4-0, fora de portas.

Ficha de jogo

Estádio Nacional de Freetonw
Árbitro: Agbovi do Gana
Serra Leoa 2-1 Cabo verde

Golos: Kei Kamara aos 10`, Sheriff Suma aos 26`e Marco Soares aos 90´+4

Onze de Cabvo Verde: Ernesto; Carlitos, Nando, Fernando Varela e Stopira; Stênio, Babanco e Roni; Odair Fortes, Héldon e Zé Luís

Jogaram ainda Marco Soares (para o lugar de Sténio aos 61´), Djaniny (substituiu Odair Fortes aos 61´) e Lito (entrou para o lugar de Babanco aos 75`)

Onze da Serra Leoa: Christian Caulker; Umaru Bangura, Sheriff Suma, Ibrahim Kargbo (Capt) e Mohamed Kamara; Kei Kamara, Samuel Barlay, Ibrahim Teteh Bangura;  Alhassan Kamara e Mohamed Bangura