Depois de duas exibições menos conseguidas, Portugal vai tentar dar uma boa resposta frente ao Luxemburgo e terminar esta ronda de apuramento ao Mundial2020 no primeiro lugar do Grupo A. A seleção lusa vem de um empate a duas bolas com a Sérvia em Belgrado, após ter vencido o Azerbaijão por apenas 1-0 no arranque do apuramento europeu rumo ao Qatar2022. Lusos e sérvios dividem a liderança do Grupo com quatro pontos, contra três do Luxemburgo.

Para este jogo com a seleção luxemburguesa, Fernando Santos não poderá contar com o médio Bruno Fernandes, que terá de cumprir castigo. O também médio João Moutinho continua em dúvida: falhou o jogo com a Sérvia, treinou à margem e ainda não se sabe se poderá ir a jogo esta terça-feira.

O selecionador de Portugal terá de mexer novamente na equipa, em virtude do desgaste provocado pelos jogos em pouco tempo. Com três partidas em sete dias, Fernando Santos deverá voltar a mexer na defesa, com a titularidade de Nuno Mendes na esquerda e Domingos Duarte a central, ao lado de Rúben Dias. No meio-campo, Rúben Neves deverá recuperar a titularidade, ao lado de Sérgio Oliveira ou Renato Sanches. Na frente, Cristiano Ronaldo irá manter-se no onze, tal como Bernardo Silva. João Félix e André Silva são jogadores que poderão ser lançados por Fernando Santos no onze.

Do lado do Luxemburgo, destaque para Gerson Rodrigues, um dos elementos mais perigosos da equipa. O jogador do Dinamo Kiev nasceu em Almada, ele que é filho de cabo-verdianos, tal como o médio Christopher Pereira.

Gerson Rodrigues
Gerson Rodrigues, do Luxemburgo, avançado do Luxemburgo créditos: Lusa

Destaque também para o avançado Vincent Thill, que joga no Nacional da Madeira, e Marvin Martins, defesa do Casa Pia. A seleção luxemburguesa, orientada por Luc Holtz, conta também com Mica Pinto, jogador luso-luxemburguês formado no Sporting e que já representou o Belenenses SAD e a União de Madeira.

Momento de forma: Portugal não convence, Luxemburgo surpreendeu Irlanda

O Luxemburgo chega a este jogo depois de arrancar uma grande vitória no terreno da República da Irlanda, golo marcado por Gerson Rodrigues. Foram os primeiros pontos nesta caminhada já que o jogo com o Qatar (derrota 0-1) não conta para as contas do grupo.

Há muito que Luxemburgo deixou de ser um 'saco de pancada' para as seleções mais fortes da Europa. A seleção do Grão-Ducado fez oito jogos em 2020, onde venceu o Azerbaijão, o Chipre e o Montenegro, para a Liga das Nações.

Portugal começou esta ronda de apuramento com uma vitória por 1-0 frente ao Azerbaijão, numa exibição fraca dos comandados de Fernando Santos. O único golo do jogo, realizado em Turim devido as restrições provocadas pela pandemia de COVID-19, foi apontado pelo azeri Medvedev.

Fernando Santos prometeu outra atitude frente a Sérvia, mas, a verdade é que Portugal não foi além de um empate a duas bolas, num jogo onde foi para o intervalo a vencer por 2-0. Portugal fez uma péssima segunda parte, sofreu dois golos e até podia ter sofrido mais. Cristiano Ronaldo conseguiu marcar um golo não validado nos descontos e que daria a vitória, mas mesmo que Portugal tivesse vencido, nada apagaria a má segunda parte.

Histórico: Estreia amarga de Eusébio no meio de muitas goleadas lusas

Este será o 18.º empate entre Portugal e Luxemburgo, num histórico dominado pelos lusos, com muitas goleadas pelo meio. Curiosamente, no primeiro jogo entre ambos na Cidade do Luxemburgo, a 08 de outubro de 1961, venceu a equipa da casa por 4-2, num jogo que marcou a estreia de Eusébio (marcou) na Seleção de Portugal. No jogo 111 da seleção das ‘quinas’, que em casa tinha goleado por 6-0, no Jamor, em 19 de março de 1961, com um ‘hat-trick’ de Yaúca, o ‘onze’ luso foi vítima de Ady Schmidt, que colocou o resultado em 3-0, com tentos aos 22, 53 e 57 minutos.

O outro embate que Portugal não venceu aconteceu há quase três décadas, mais precisamente em 12 de outubro de 1991, dia em que, no mesmo local, Portugal não conseguiu melhor do que um empate a um golo, num embate em que faturou o estreante António Nogueira.

Se o desaire ficou para a história como o jogo em que Eusébio se estreou, a igualdade entrou para a ‘lenda’ como o embate – o 298.º de Portugal – em que o também ‘Bola de Ouro’ Figo e João Vieira Pinto cumpriram a sua primeira internacionalização ‘AA’. Emílio Peixe, que tinha sido eleito o melhor jogador do Mundial de juniores de 1991, conquistado pela seleção lusa em Lisboa, também cumpriu a estreia, no jogo que antecedeu o desaire por 1-0 na Holanda, quatro dias depois, que tirou Portugal do Euro92.

Portugal vs Luxemburgo
Momento em que Ronaldo faz o 2-0 créditos: LUSA

Nos 17 jogos entre estas duas seleções, Portugal somou 15 vitórias, um empate e uma derrota, com 51 golos marcados e sete sofridos.

Das 15 vitórias de Portugal frente ao Luxemburgo, nove aconteceram em embates oficiais: seis no Luxemburgo e 10 em todos os 10 embates disputados desde 2004. Desta dezena de triunfo, apenas um foi pela margem mínima, o 2-1 fora de 07 de setembro de 2012, selado com tentos de Cristiano Ronaldo e Hélder Postiga. De resto, dois 2-0, quatro 3-0, dois 5-0 e um 6-0, em 03 de setembro de 2005, a replicar 1961.

O último embate aconteceu na Cidade do Luxemburgo, que é o derradeiro entre as duas equipas, em 17 de novembro de 2019, terminou com o triunfo de Portugal por 2-0, selado por Bruno Fernandes e Ronaldo, que valeu o apuramento para o Euro2020.

No Luxemburgo, Portugal soma seis vitórias, um empate e uma derrota, 19 golos marcados e sete sofridos. A jogar em casa, os lusos venceram os oito jogos realizados, marcaram 29 golos e não sofreram nenhum.

Portugal vem numa sequência de 10 vitórias seguidas frente ao Luxemburgo, mas não goleou nos últimos cinco embates. A última goleada, de 5-0, aconteceu em agosto de 2011. Há a destacar as goleadas por 6-0 em setembro de 2005 e março de 1961.

O que dizem os treinadores: avisos de Santos, elogios do Luxemburgo

Na antevisão do jogo, Fernando Santos lembrou que este jogo será diferente do realizado frente ao Azerbaijão.

"Esta equipa não tem nada a ver com o Azerbaijão. O Luxemburgo vai jogar olhos nos olhos connosco. Vai tentar defender bem, mas depois sair com qualidade para o ataque. Nós é que vamos ter de fazer com eles sejam um Azerbaijão, não os deixando sair de lá de trás. É uma equipa com muita capacidade, muito bem em termos de organização. Não é uma equipa defensiva. É uma das equipas que mais evoluiu nos últimos anos. Este resultado [na Irlanda] provou-o. Sabemos as dificuldades que este jogo encerra, mas estamos preparados para ganhar", afirmou, em conferência de imprensa.

Já Luc Holtz, selecionador do Luxemburgo, Luc Holtz, deixou rasgados elogios à Seleção portuguesa.

"Temos imenso respeito pelo jogo que temos pela frente, conheço muito bem a seleção de Portugal. Acredito que esta é a melhor equipa de sempre da história da seleção portuguesa. Tem muita qualidade, é muito forte na circulação da bola, com jogadores muito perigosos no ataque, como Ronaldo. Poderia falar em quase todos os jogadores [..] Cristiano Ronaldo? Além da qualidade individual, tem cada vez mais experiência. É terrivelmente perigoso nos últimos 10/20 metros. Na idade dele, é sobre-humano continuar fisicamente a este nível e com a qualidade que ele apresenta. É notável", concluiu o selecionador do Luxemburgo.

O jogo será dirigido pelo russo Sergei Ivanov. Será a primeira vez do russo num jogo da principal seleção portuguesa, mas já dirigiu o encontro entre a representação lusa de sub-19 e a congénere italiana, na fase final do Europeu da categoria de 2019, que a equipa das ‘quinas’ venceu por 3-0.

O árbitro russo Sergei Ivanov vai dirigir o jogo entre Luxemburgo e Portugal, na terça-feira, do Grupo A europeu de qualificação para o Mundial2022 de futebol, anunciou hoje a UEFA, no sítio oficial na Internet.

Portugal, que se estreou na quarta-feira com um triunfo sobre o Azerbaijão, por 1-0, reparte a liderança do Grupo A com a Sérvia, ambos com dois jogos realizados e quatro pontos, mais um do que o Luxemburgo, terceiro, com apenas um jogo disputado, enquanto Azerbaijão e República da Irlanda ainda não pontuaram.

O Luxemburgo-Portugal está marcado para às 19h45 de Portugal e poderá ser acompanhado no SAPO Desporto.