Como a maioria dos 70 ou 80 compatriotas que vivem em Pequim, o português não recebe em casa a RTP-internacional e a Televisão Central da China (CCTV) não vai transmitir o jogo.

Para os portugueses residentes em condomínios diplomáticos, cujas antenas captam as emissões da RTP-Internacional, a situação é diferente, mas a hora do jogo não é muito convidativa.

“Não posso ficar acordado até tão tarde. Amanhã (quinta-feira) é dia de trabalho”, disse um deles.

Devido ao fuso horário que separa Portugal da China, quando o jogo começar serão 04:45 de quinta-feira em Pequim.

Segundo a imprensa chinesa, é também por essa razão que os canais locais de televisão não transmitem o jogo.

Apesar da popularidade de “C Luo” (Cristiano Ronaldo, em chinês), as madrugadas televisivas não atraem muitos anunciantes e segundo a imprensa chinesa, é também por essa razão que as estações locais não transmitem o jogo.

Os jornais chineses têm, contudo, acompanhado a preparação para o jogo. A China reconhece que a selecção portuguesa é “uma das mais fortes do mundo”, mas não desiste de sonhar com “um milagre”, realçou hoje a imprensa de Pequim.

Desde que começou a ser dirigida pelo actual treinador, Gao Hongbo, há menos de um ano, a selecção chinesa subiu dez lugares no ranking da FIFA, para a 87ª posição, e no mês passado, pela primeira vez, ganhou à Coreia do Sul, uma das potencias futebolísticas da Ásia.