Portugal venceu, esta quinta-feira, a Letónia, por 2-0, e com isso assumiu a liderança do Grupo 6 de qualificação para a Ronda de Elite do Campeonato da Europa de futebol de sub-19 de 2013.
Bruma (58 minutos), de penálti, e Marcos Lopes (65) materializaram em golo um jogo em que Portugal foi sempre superior, tendo pecado apenas na finalização para conseguir resultado mais volumoso.
A diferença no número de remates 26-6 (7-2 à baliza) ajuda a perceber um desafio muitas vezes de sentido quase único no qual os pupilos de Emílio Peixe nem sempre tiveram o melhor discernimento na hora de finalizar.
Na melhor oportunidade do primeiro tempo, Carlos Mané (45) atirou ao ferro, fazendo com o que o jogo fosse a zeros para o intervalo (0-0).
A muralha defensiva letã apenas ruiu quando o guarda-redes travou Carlos Mané em falta, penálti que Bruma (58) converteu no 1-0.
Volvidos apenas sete minutos, Marcos Lopes (65) ampliou para 2-0 e o desafio ficou praticamente sentenciado, até porque Valerijs Savala (68) foi expulso com vermelho direto após falta sobre João Cancelo.
Apesar de terem estado em superioridade numérica durante mais de vinte minutos, os portugueses não voltaram a marcar.
As duas melhores seleções de cada um dos 12 grupos vão disputar a Ronda de Elite.
No outro jogo da “poule”, a França confirmou o favoritismo frente a Israel com 2-1 em Oliveira do Bairro, com Sacko (27) e Laporte (74) a responder ao tento inaugural de Raiyan (08).