Foram cinco as vezes em que a equipa das “quinas” chegou ao fim da segunda jornada sem triunfos e em todas ficou pelo caminho, a última das quais no percurso rumo ao Mundial de 1998, realizado em França.

A igualdade 4-4 com o Chipre, em Guimarães, e a derrota por 1-0 com Noruega, em Oslo, deixam, para já, Portugal em posição fragilizada no Grupo H de qualificação para o Euro2012, pois tem apenas seis jogos para recuperar.

Há 14 anos, o empate 0-0 na Arménia e a derrota 2-1 na Ucrânia foram fatais para a equipa de Artur Jorge, que lutava por um lugar no campeonato do Mundo, naquela que foi a última fase final que Portugal falhou.

Uma década antes, na ressaca do caso Saltillo, Ruy Seabra iniciou a frustrada campanha para o Euro88 com dois empates a um golo, o primeiro na recepção à Suécia e o segundo na Suíça, situação que já não foi possível inverter.

Esta tradição começou logo na primeira vez em que foi introduzida uma fase de grupos, na qualificação para o Mundial de 1958, em que um empate caseiro 1-1 e uma derrota fora por 3-0 frente à Irlanda do Norte deixaram a selecção de Tavares da Silva fora da fase final.

Depois do brilharete com o terceiro lugar no Mundial1966, logo na estreia em fases finais de uma grande competição, Portugal cometeu a “proeza” de falhar o Euro68 com Manuel da Luz Afonso a perder em casa 2-1 com a Suécia e José Gomes da Silva a arrancar um empate 1-1 frente à mesma selecção, em Estocolmo.

A quinta situação em que Portugal não venceu nas duas primeiras jornadas custou a presença no Europeu da Jugoslávia, em 1976: empate 0-0 em casa com a Inglaterra, na estreia de José Maria Pedroto, e goleada na Checoslováquia (0-5) estiveram na origem do fracasso.

Em 24 fases de apuramento, Portugal foi bem sucedido em apenas nove, sendo que seis foram obtidas nas derradeiras sete tentativas: Portugal não falha um apuramento precisamente desde o Mundial de França, em 1998.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Desporto. Diariamente. No seu email.

Notificações

SAPO Desporto sempre consigo. Vão vir "charters" de notificações.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.