A emoção por saber quem será campeão nas principais ligas europeias está a ficar mais curta, isto faltando praticamente dois meses para o final da época. Manchester City, PSG, Bayern de Munique e Barcelona estão perto de levantar o trofeu de campeão nos respetivos países.

Em campeonatos como Itália e Portugal continua a incerteza, sendo que na Serie A são dois os clubes que competem pelo título de campeão, enquanto na Liga NOS há três candidatos.

Olhemos então para o campeonato italiano

As contas para o título

Em Itália ainda não existe campeão definido. Apenas dois pontos separam a Juventus (75) do Nápoles (73). Cinco jornadas separam o confronto entre a 'Vecchia Signora’ e os napolitanos, agendado para 22 de abril em Turim. Aí começará a desenhar-se o campeão de Itália 2017/18, podendo ser o sétimo título consecutivo para a Juve ou o primeiro para o Nápoles desde 1990.

O que ainda está por decidir

Apenas Juve e Nápoles têm a presença garantida na próxima edição da Liga dos Campeões. Entre a Roma (3º lugar com 59 pontos e 29 jogos) e o AC Milan (6º com 50 pontos e 28 jogos) existem nove pontos de diferença. O Inter (4.º com 55) também está na corrida para disputar a Champions. Lazio (54) e AC Milan (50) iriam neste momento à Liga Europa.

Poderá haver ainda mais uma vaga para a segunda competição da UEFA se a equipa de André Silva vencer a Taça de Itália à Juventus. A confirmar-se este cenário, os mais bem posicionados são Atalanta (44), Sampdoria (44) e Fiorentina (41).

Quanto a despromoções, o Benevento (10 pontos) tem um pé na segunda divisão do futebol italiano. Verona (22) e Cretone (24) são outros fortes candidatos à descida. Porém, há outras equipas que terão de dar tudo para continuar na Serie A: SPAL (25), Chievo (25), Sassuolo (27), Cagliari (29) e Genova (30).

Sete primeiros classificados da Serie A
Sete primeiros classificados da Serie A